Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da segurança viária e reduzir o número de mortes no trânsito, foi lançada nesta quinta-feira (2) a campanha Maio Amarelo 2024 pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O tema escolhido para este ano, através de votação popular, é “Paz no trânsito começa por você”. A campanha envolverá uma série de ações realizadas pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Durante a cerimônia de lançamento em Brasília, o secretário executivo do ministério, George Santoro, ressaltou a importância da reflexão coletiva sobre a segurança no trânsito. “É um momento importante, de reflexão de todos nós. É fazer a sociedade refletir um pouco sobre a importância que precisamos colocar no dia a dia de nossas famílias, de todos os órgãos envolvidos na segurança viária”, afirmou Santoro. Ele também destacou a preocupação com o elevado número de mortes no trânsito brasileiro, mencionando mais de 5 mil pontos críticos mapeados em rodovias, onde ocorrem o maior número de acidentes.
Luciano Lourenço, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), enfatizou a importância das atitudes individuais e coletivas para garantir a paz e segurança no trânsito. “Quando a gente fala de paz no trânsito, a gente fala de atitudes. Atitudes que minimamente ou majoritariamente promovem a vida”, destacou. Ele ressaltou a importância da empatia, paciência e atenção no contexto do trânsito urbano, onde a pressão do tempo muitas vezes resulta em comportamentos agressivos ou desatentos, levando a acidentes graves.
Dados do Ministério da Saúde evidenciam a gravidade da situação, com 34 mil mortes e 212 mil internações em decorrência de acidentes de trânsito registrados em 2022. Esses eventos representam um custo significativo para o setor de saúde, totalizando R$ 350 milhões. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do ministério, Ethel Maciel, destacou a preocupação com o perfil das vítimas, principalmente jovens entre 20 e 29 anos, e a disparidade de gênero, com homens morrendo seis vezes mais que mulheres em acidentes de trânsito.
Diante desses dados alarmantes, a campanha Maio Amarelo 2024 visa promover uma mudança cultural, incentivando comportamentos seguros no trânsito e destacando a responsabilidade de cada indivíduo na construção de um ambiente viário mais seguro e harmonioso. Através da conscientização e da adoção de medidas preventivas, espera-se contribuir para a redução do número de acidentes e vítimas no trânsito brasileiro.