Na manhã desta terça-feira (23), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), abriu as portas do parlamento para receber caravanas de trabalhadores rurais e representantes do movimento ‘Grito da Terra – Maranhão 2024’. Organizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), em colaboração com os 214 sindicatos filiados à entidade, o evento teve início às 5h na entrada da Alema.
O movimento, que contou com a participação ativa de agricultores familiares, mulheres trabalhadoras rurais, jovens do campo, assalariados rurais e assentados da reforma agrária, teve como principal objetivo reivindicar maior atenção do Governo do Estado para com as comunidades e famílias do meio rural maranhense, especialmente no que diz respeito às políticas públicas voltadas para a área agrária.
Irarcema Vale destacou a importância de abrir o diálogo com os movimentos sociais e fortalecer as articulações em torno das políticas públicas para os agricultores. “A Casa do Povo está aberta para ouvir suas demandas, pois reconhecemos que os trabalhadores rurais são a verdadeira força por trás da produção de alimentos e do crescimento econômico do nosso estado”, afirmou a presidente da Alema.
O deputado Roberto Costa (MDB) também esteve presente no evento, defendendo o fortalecimento da agricultura familiar. Ele ressaltou a importância da sustentabilidade da produção e do manejo dos alimentos pela agricultura familiar, destacando seu papel na preservação da biodiversidade e dos recursos naturais, além de promover o fortalecimento das comunidades locais.
Para a presidente da Fetaema, Ângela Silva, a manifestação foi marcada pela participação maciça dos trabalhadores rurais, que reivindicaram mais atenção para a classe. Ela enfatizou que o ‘Grito da Terra – Maranhão’ é uma manifestação de cobrança por direitos, proposição, negociação e politização da categoria.
Após o ato na Assembleia Legislativa, os trabalhadores rurais seguiram em marcha até o Palácio dos Leões, no Centro Histórico de São Luís, dando continuidade à mobilização e reforçando suas demandas perante as autoridades estaduais.