A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), teve uma participação marcante em dois eventos de destaque realizados nesta sexta-feira (22) na capital maranhense.
No Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Iracema Vale participou da solene sessão de diplomação dos desembargadores Márcia Chaves, Oriana Gomes e Nilo Ribeiro Filho. Durante a cerimônia, os novos membros da corte foram agraciados com a medalha especial do Mérito Cândido Mendes, a mais alta honraria do Poder Judiciário maranhense.
“Márcia Chaves e Oriana Gomes sempre tiveram condutas ilibadas. Elas são competentíssimas e sempre muito dedicadas a fazer justiça no Maranhão. Nilo Ribeiro Filho, por sua vez, também tem um currículo maravilhoso e realiza um trabalho impecável. Logo, ganham o Tribunal de Justiça e o povo do Maranhão com esses três novos desembargadores”, declarou a presidente.
A desembargadora Márcia Chaves, em seu pronunciamento, expressou o sentimento de dever cumprido. “Hoje, eu assumo no Tribunal de Justiça do Maranhão o compromisso de trazer a justiça principalmente olhando o jurisdicionado como deve ser visto, ou seja, com humanização, fazendo o melhor pelo direito”, afirmou.
Ao lado do desembargador Paulo Velten, presidente do TJMA, Iracema Vale destacou o trabalho dos novos desembargadores e desejou êxito em suas novas jornadas. “São desembargadores competentes, com uma vasta experiência em diversas comarcas do estado, que agora têm suas carreiras coroadas. Nossa expectativa é que eles desempenhem um excelente trabalho. O Poder Judiciário ganha muito com a chegada desses novos colegas”, disse Velten.
Participação em Evento sobre Mulheres no Ministério Público
Após a participação na solenidade do TJMA, Iracema Vale também esteve presente na abertura de uma roda de conversa no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. O evento marcou o encerramento das comemorações em torno do Mês da Mulher promovido pelo Ministério Público (MP).
Durante o debate, Iracema Vale ressaltou a importância do MP na defesa das mulheres, principalmente daquelas em situação de vulnerabilidade e vítimas de diversos tipos de violência. “Empoderar as mulheres é uma missão. Afinal de contas, somos a maioria da população. Estar no espaço de poder faz com que outras mulheres se incentivem mutuamente a participar desses espaços. Viemos prestigiar o Ministério Público, que é um grande parceiro das causas das mulheres, principalmente aqui no Maranhão, onde precisamos muito da atuação do órgão, pois as mulheres mais carentes são as que mais precisam. Nós viemos reforçar a importância do MP nessa luta que é de todas nós, mulheres”, afirmou a deputada.
Além da presença da ouvidora nacional do MP, Ivana Cei, e da jornalista Tabata Poline, repórter do programa Fantástico, da Rede Globo, o evento proporcionou um espaço de diálogo e reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres, destacando a importância da atuação conjunta entre diferentes instituições e setores da sociedade na busca por uma maior igualdade de gênero e no combate à violência contra as mulheres.