Cientistas de nove países fizeram uma descoberta impressionante na Amazônia: uma nova espécie de sucuri-verde, também conhecida como anaconda. A pesquisa, publicada na revista científica MDPI Diversity, sugere uma diferenciação em dois tipos genéticos entre as anacondas. Durante a gravação de uma nova série para a National Geographic, estrelada por Will Smith, pesquisadores tiveram a chance de cravar a descoberta: uma nova espécie de sucuri gigante foi registrada na Amazônia e ela tem o potencial de ser a maior do gênero.
O professor Bryan Fry, um dos responsáveis pela descoberta, registrou imagens de um exemplar da nova espécie com cerca de oito metros de comprimento e mais de 200 quilos. Segundo o estudo, as anacondas do norte se mostraram geneticamente muito distintas às do sul. A diferença genética chega a 5,5%.
“Para colocar isto em perspectiva: humanos e chimpanzés são geneticamente diferentes apenas cerca de 2% um do outro”, afirmou o coautor do trabalho ao divulgar os resultados. Esta descoberta revolucionária abre novas possibilidades para o estudo da biodiversidade na Amazônia e a compreensão da evolução das espécies.
Assista ao vídeo: