Em 11 de dezembro, uma equipe internacional da Universidade Charles Darwin (UCD), na Austrália, declarou que uma espécie rara de arraia está extinta. O “Urolophus javanicus”, também chamado de “Java Stingaree” pelos australianos, é o primeiro tipo de peixe que entrou em extinção por conta da atividade humana.
A instituição é responsável pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, uma das fontes mais completas de risco de extinção e estado de animais, fungos e espécies de plantas. Desde sua criação, em 1964, o relatório já identificou mais de 41,2 mil espécies ameaçadas de extinção globalmente.
A espécie do Java Stingaree era tão rara que só há registros de um espécime coletado em 1862 em um mercado de peixes em Jacarta, na Indonésia. O time da UCD conduziu uma análise incorporando todas as informações disponíveis sobre esse tipo de arraia.
Em comunicado, Julia Constance, pesquisadora e candidata a PhD na Universidade Charles Darwin, listou alguns fatores que contribuíram para o desaparecimento da espécie. “A pesca intensa e não regulamentada provavelmente é a maior ameaça que resultou na diminuição da população dos Java Stingarees, já com um declínio das capturas de Java Stingarees no mar de Java por volta dos anos 1870.”
Fonte: Revista Galileu