SÃO LUÍS – No dia 29 de setembro comemora-se, em todo o mundo, o Dia do Coração. A data foi instituída pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation, no original em inglês), com o objetivo de conscientizar a população sobre as ações preventivas, visando evitar ou reduzir o número de mortes causadas pelas doenças do coração.
Um estudo publicado pela revista científica Ajes constatou que, no Maranhão, mais de 40 mil pessoas faleceram no estado entre os anos de 2016 e 2019 como resultado de doenças cardiovasculares. A boa notícia, segundo os especialistas, é que boa parte desses óbitos podem ser prevenidos com ajustes na alimentação e estilo de vida.
O cardiologista da Havida NotreDame Intermédica, Josely Figueiredo, reforça que a prática regular de atividades físicas é um dos principais aliados para prevenir problemas cardíacos. Segundo ele, o ideal é que sejam investidos pelo menos 150 minutos semanais para os exercícios. “A prevenção das doenças cardíacas passa por uma vida sadia. Lembrando que, para a prática de atividades físicas, a regularidade é mais importante que a intensidade”, explica. Ou seja, na hora de se exercitar, é melhor adotar um ritmo moderado, mas constante.
Outro ponto destacado pelo especialista é a visita regular ao médico e a realização de exames periódicos – desde os mais simples, como aferição de pressão arterial e escuta cardíaca, como o teste ergométrico, o eletrocardiograma e, quando solicitado, os exames laboratoriais. Esse acompanhamento é mais importante ainda após os 40 anos de idade, ou nos casos em que já há propensão a problemas cardíacos. “Tendo isso em mente, com certeza o seu coração vai agradecer e recompensar você com uma vida mais longa e saudável”, conclui o especialista.
Fonte: O Imirante