Os projetos desenvolvidos pelo Instituto de Assistência e Inclusão Social do Maranhão (Isama) foram o tema abordado, na manhã desta segunda-feira (14), no programa “Sustentabilidade na Prática”, da Rádio Assembleia. Durante o programa, apresentado pelas radialistas Maria Regina Teles e Marina Sousa, a presidente e fundadora do Isama, Vera Araújo Rodrigues Jordao, fez uma explanação sobre os trabalhos do Instituto, criado em São Luís em janeiro de 2005.
Ela explicou que o órgão surgiu da necessidade de realizar um trabalho social voltado prioritariamente para adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social.
“O nosso objetivo é capacitar estes jovens com habilidades pessoais e específicas, a maioria delas voltadas para a gestão de negócios, empreendedorismo e orientação para o mercado de trabalho”, afirmou Vera Jordão.
Segundo ela, além de São Luís, o Isama já atua em mais oito municípios: São José de Ribamar, Raposa, Santa Rita, Itapecuru-Mirim, Morros, Icatu, Bacabeira e Caxias.
Durante a entrevista, Vera Jordão informou que, na última sexta-feira (dia 11 de agosto), aconteceu em São Luís, na sede do Instituto (Rua 13 de Maio, 106, Centro), a cerimônia de entrega de certificados a 68 jovens, beneficiados com a realização dos cursos de panificação, manicure, artesanato e corte e costura.
“Nós vivemos em uma sociedade em constante transformação, daí a nossa preocupação em tentar atender a estas mudanças, sempre demonstrando experiências com resultados positivos e visão inovadora de empreendedor”, declarou Vera Jordão.
Metodologia Interativa
Acompanhada da assistente social Raimunda Dias e da instrutora Josilene Sousa, Vera Jordão acrescentou que o Instituto de Assistência e Inclusão Social do Maranhão trabalha com uma metodologia interativa, valorizando a iniciativa e a criatividade dos jovens, mediante a realização de encontros, palestras e oficinas de qualificação profissional.
“Para nós, o mais importante é criar oportunidades econômicas e sociais individuais ou grupos produtivos por meio de capacitação e qualificação profissional para garantir geração de renda e trabalho, e para melhorar as condições de vida dos participantes e seus familiares”, enfatizou Vera Jordão.
Ela lembrou que, no dia 5 de maio deste ano, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) celebrou termos de cooperação técnica com dez instituições cujas atividades são necessárias para a garantia de um melhor atendimento a pessoas que tenham sofrido dano físico, moral, patrimonial ou psicológico em razão de crime ou ato infracional.
Dentre estas dez instituições encontra-se o Instituto de Assistência e Inclusão Social do Maranhão, que agora também conta com mais esta parceria, com a finalidade de promover a operacionalização das atividades do Centro Especializado de Atenção às Vítimas (Ceav) no Poder Judiciário estadual. Vera Jordão disse que “essa rede vai ajudar com responsabilidade, carinho e sobretudo respeito com a pessoa humana, para atendimentos de vítimas de crimes e atos infracionais”.
Fonte: Agência Assembleia