Será lançado, nesta sexta-feira (4), o livro ‘A Senhora do Maranhão: uma biografia de Ana Jansen’. A obra, que é de autoria das historiadoras maranhenses Elizabeth Abrantes e Sandra Rodrigues dos Santos, será lançada, a partir das 19h, na Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), que fica no São Luís Shopping, no bairro Jaracaty, em São Luís.
O livro é um ensaio biográfico de Ana Jansen, uma figura marcante na história do Maranhão do século XIX, que faz parte da memória social maranhense até hoje.
A obra é apresentada ao público com uma linguagem clara e acessível a todos os leitores, abordando as nuances da sociedade maranhense do Oitocentos, as regras impostas às mulheres em uma sociedade predominantemente patriarcal. Além de destacar as práticas de resistência no cotidiano, os diferentes papéis de gênero e o contexto escravista.
Ao apresentar a vida e trajetória de Ana Jansen, a obra permite, também, conhecer aspectos socioeconômicos, políticos e culturais da sociedade maranhense.
“Ana Jansen adentrou em espaços que tradicionalmente eram negados às mulheres do seu tempo, se destacou como grande proprietária que administrava diretamente seus negócios, se envolveu nas disputas políticas da província e teve um comportamento que não se enquadrava nos padrões normativos da época. Por essa e outras facetas da sua vida, foi que ela marcou sua passagem pela sociedade maranhense do século XIX e continua presente no imaginário social”, destaca a historiadora Elizabeth Abrantes.
Elizabeth Abrantes é pós-doutora em Educação, doutora em História Social e mestra em História do Brasil. Ela tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e do Maranhão, atuando principalmente nos temas: relações de gênero, história das mulheres, dote e educação feminina.
Atualmente Elizabeth Abrantes é professora adjunta do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), docente permanente do Programa de Pós-Graduação História, Ensino, Narrativas (Mestrado Profissional – PPGHIST/UEMA) e coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Educação do Maranhão (NUPEGEM).
Sandra Rodrigues dos Santos é pós doutora em Educação, doutora em Políticas Públicas em Educação e mestra em História e Cultura Política. Ela desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de História e Educação, com pesquisa nos temas da história e historiografia do Maranhão, com destaque para a Balaiada, e no campo da história da educação, com pesquisas na área de políticas educacionais, estágio curricular, ensino de história, gestão democrática, com destaque para o projeto político-pedagógico e a a gestão colegiada.
Sandra Rodrigues dos Santos é, atualmente, professora adjunta do Departamento de História e Geografia e do Mestrado Profissional História, Ensino e Narrativas, da UEMA. É, também, integrante do Grupo de Pesquisa Ensino de História: linguagens e formação docente e discente (EnsinaHistória), na linha de pesquisa Saberes históricos do espaço escolar, e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Gênero e Educação do Maranhão (NUPEGEM), coordenando a linha de pesquisa Educação e História da Educação.
Fonte: G1 MA
Quero um exempla