Em alusão ao centenário do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) a ser comemorado no próximo mês de novembro, a Câmara Municipal de São Luís faz uma sessão especial na tarde desta segunda-feira (10), no Plenário Simão Estácio da Silveira.
A homenagem foi proposta pelo vereador Gutemberg, por meio do Requerimento nº 934/2023. O autor da proposição que originou a solenidade abriu a cerimônia pedindo um minuto de silêncio pelo falecimento do servidor da Casa, Ruy Alberto, na tarde deste domingo, 9, vítima de um infarto fulminante.
Os convidados – A celebração contou com a presença da presidente do IHGM, professora Dilercy Adler; do professor José Augusto Oliveira, vice-presidente do IHGM; da secretária Socorro Araújo, titular da Secretaria de Estado do Turismo (Setur); do subsecretário de Turismo do Estado do Maranhão, Luiz Thadeu Nunes e Silva; do assessor especial Daniel Carvalho, representando no ato o vice-governador Felipe Camarão.
O Dr. Gutemberg, que conduziu a solenidade, destacou a satisfação da Câmara em homenagear não só o IHGM pelo seu importante trabalho no Maranhão, mas também personalidades que se destacaram desde a fundação da entidade e deram suas contribuições para o estado.
“Essa homenagem é muito mais que justa e necessária. O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão é uma entidade que existe há 100 anos e que reúne pessoas que contribuem com a nossa cidade de São Luís e com nosso estado do Maranhão”, afirmou o parlamentar.
Em seu pronunciamento, a presidente do IHGM, Dilercy Adler, afirmou que a instituição atua a serviço do Maranhão e que se sente honrada em receber o reconhecimento da Câmara, por intermédio da iniciativa do vereador Dr. Gutemberg Araújo.
“Somos uma instituição quase centenária e que tem uma história. Agradecemos e nos sentimos muito honrados e felizes. Essa atitude da Câmara muito nos honra e serve de prova pública para que outros entes públicos olhem melhor para as instituições que são de caráter puramente culturais”, declarou.
Novos sócios – Durante a solenidade, Dr. Gutemberg e Luiz Thadeu Nunes e Silva foram empossados como novos sócios do IHGM. No ato, Thadeu Nunes destacou a tradição do instituto e a honra de tornar-se associado à instituição.
“Integrar essa instituição de tanta tradição e de quase um século é de uma alegria imensa. Agradeço a todos os confrades e confreiras por esse reconhecimento”, frisou.
História de fundação – O IHGM foi fundado em 20 de novembro de 1925, em São Luís, em comemoração ao centenário de D. Pedro II. Dentre os sócios fundadores, estão Antônio Lopes da Cunha, Justo Jansen, Domingos de Castro Perdigão, Pe. Arias de Almeida Cruz e José Eduardo de Abranches Moura.
A instituição tem por finalidade estudar, debater e divulgar questões sobre história, geografia e ciências afins, referentes ao Brasil e, especialmente, ao Maranhão. E cooperar com os poderes públicos em estudos que visem ao engrandecimento científico e cultural do Estado.
Teve seu primeiro Estatuto promulgado no ano de 1925 e outros quatro nos anos de 1951, 1978 e 1997.
Durante o Estado Novo, no final da década de 30, o Instituto foi perseguido, desalojado de sua sede e seu acervo foi parar nos porões do Liceu Maranhense. Até 1948, o IHGM foi despejado cinco vezes, só adquirindo sede própria em 1950, quando recebeu a doação de um prédio do Governo do Estado, situado à Rua Grande, 640, esquina com a Rua de Santa Rita.
O IHGM foi responsável pela instalação do primeiro museu do Estado do Maranhão, em 1926. É mantido por meio de doações, contribuições mensais dos sócios efetivos e colaborações eventuais.
Possui um calendário cultural anual para comemoração das datas relevantes da história, oferecendo ao público palestras, seminários, conferências, simpósios e cursos. Tem uma revista editada, cuja primeira edição foi publicada em 1926. Atualmente conta com quarenta e cinco números editados.
Transmissão ao vivo – A sessão solene teve transmissão ao vivo pela internet e redes sociais da Câmara. O conteúdo fica disponível e pode ser acessado a qualquer momento pelo canal do Youtube do Legislativo.
Fonte: Câmara Municipal de São Luís