Cinco grupos folclóricos e o cantor Fernando de Carvalho animaram o Arraial da Cidade na noite de domingo (25), encerrando a programação junina do fim de semana no espaço montado na Praça Maria Aragão pela Prefeitura de São Luís.
Além das apresentações no tablado e no palco, teve arrasta-pé no Barracão do Forró e “pedras de responsa” no Espaço Reggae. A festança será retomada na próxima quarta-feira (28). Na sexta (30), a atração nacional é o cantor Felipe Amorim e no dia 1º de julho, acontece o Arraial Gospel, também na Praça Maria Aragão.
O Tambor de Crioula do Laborarte, comandado pela cantora Rosa Reis, abriu os trabalhos da noite de domingo (25) apresentando com maestria o ritmo do qual muito bem entende, já que, em sua sede, na Rua Jansen Muller (Centro), trabalha o ano inteiro com oficinas para a comunidade resgatando as manifestações culturais tradicionais.
Em seguida, o público prestigiou o trabalho do Boi Mimoso, da APAE, composto por pessoas com deficiência. Christianne Diniz, madrinha do grupo folclórico, destacou a alegria da equipe multidisciplinar em ver os jovens manifestando suas competências.
“Agradecemos à Prefeitura de São Luís por esta oportunidade de nos apresentar neste lindo arraial”, agradeceu, acrescentando que o Boi Mimoso acumula 28 anos de tradição no São João do Maranhão.
Na sequência, a plateia aplaudiu o Boi de Leonardo, sotaque de zabumba, fundado no bairro Liberdade. O batalhão leva o nome de um importante mestre da cultura popular brasileira, Leonardo, reverenciado por todos os seus integrantes, que por meio dos rituais e dos movimentos fazem do boi uma manifestação cultural de resistência e fé.
O cantor Fernando de Carvalho subiu no palco da praça por volta das 21h e protagonizou um show homenageando, principalmente, João do Vale e Luís Gonzaga. A apresentação contou com a participação especial do cantor Dhean Britto.
“Quero agradecer à Prefeitura de São Luís por esse convite, nas pessoas do secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, e do prefeito de São Luís, Eduardo Braide”, disse.
Boizinho Barrica
O público ainda assistiu à poética apresentação do Boizinho Barrica, contando e cantando a história de amor entre um novilho e uma estrela bailarina. O lirismo das toadas, associado às vozes dos cantores Roberto Brandão e Inácio Pinheiro, à simpatia dos bailarinos e à qualidade técnica da orquestra é um combo que prendeu a atenção da plateia. Na última toada, “Lua Cheia”, o público formou coro com Inácio Pinheiro.
“Que coisa linda e a gente percebe a delicadeza desse grupo muito caprichoso. Antes da apresentação, eu fui pesquisar no Google e vi que eles já se apresentaram em vários países. Aí, minha curiosidade aumentou ainda mais. Acho que a memória do meu celular vai acabar, pois estou tirando muitas fotos e gravando vídeos para mostrar para a minha família”, disse a arquiteta paranaense Geórgia Meirelles Bauer.
O último a se apresentar no tablado foi o Boi Meu Tamarineiro, grupo que executa a toada “Rosa Amarela”, gravada por vários artistas maranhenses. O batalhão foi formado em 1965.
Forró e reggae
O público que se dirigiu ao Arraial da Cidade ainda se divertiu no Barracão do Forró, que recebeu os grupos Grude Ai e Cheiro da Terra, além de Lívia Raquel, da Cia. Imaginário, com literatura de Cordel. No Espaço Reggae, quem comandou a noite foram as bandas Guetos e Maravista. Lá, também marcou presença o casal de dançarinos de reggae Maria Antônia e José Luís, que contabilizam 53 anos dançando agarradinhos.
Camarote do Turista
Além do Barracão do Forró e do Espaço Reggae, outro que fez sucesso no arraial foi o Camarote do Turista, que recebe cerca de 600 pessoas por noite. Diariamente, pelo menos 150 visitantes de outros estados fazem uma parada no estande para pedir informações. Eles também conhecem alguns produtos locais e recebem brindes.
“Os visitantes se dirigem para cá no intuito de receber várias informações, incluindo dicas da programação. Eles também podem participar gratuitamente, assim como qualquer pessoa que venha ao camarote, da plataforma 360 graus, pensada para que registrem o momento e divulguem a festa”, explicou o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos.
O espaço junino organizado pela Prefeitura de São Luís tem se destacado, também, pelo quesito segurança. A Guarda Municipal, por exemplo, atua com um contingente de 40 profissionais por noite.
“Os guardas ficam distribuídos em áreas estratégicas do arraial, atentos a toda a movimentação”, explicou o inspetor Oliveira.
Fonte: Prefeitura de São Luís