Neste domingo (9/4), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o governador do Maranhão, Carlos Brandão, farão um sobrevoo pela região de Trizidela do Vale, uma das áreas mais afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. O roteiro inclui os municípios de Pedreiras, Trizidela do Vale e Alto Alegre, todos gravemente afetados pelas inundações e deslizamentos.
Após o sobrevoo, o presidente Lula seguirá para o aeroporto de Bacabal (MA), onde concederá uma entrevista coletiva à imprensa para comentar a situação e as medidas que serão tomadas para ajudar as vítimas e reconstruir as áreas afetadas.
Até a última sexta-feira, 64 municípios maranhenses haviam decretado situação de emergência, e o Corpo de Bombeiros estima que 35.894 pessoas foram afetadas pelas chuvas. Dentre elas, 7.757 famílias estão desabrigadas ou desalojadas, buscando abrigo em locais seguros.
A situação é agravada pelo transbordamento de nove rios, além de riachos e açudes, que aumentam o risco de enchentes e deslizamentos. Até o momento, foram confirmadas seis mortes em decorrência das tragédias climáticas que atingiram diferentes localidades do estado.
O sobrevoo do presidente e do governador tem como objetivo avaliar a extensão dos danos causados pelas chuvas e, assim, direcionar esforços e recursos para auxiliar as vítimas e iniciar o processo de reconstrução das áreas atingidas. A visita também serve para mostrar solidariedade e compromisso do governo federal e estadual no enfrentamento dessa situação de emergência.