O programa “Nova Manhã, da Rádio Nova FM (93.1MHz)” recebeu, nesta sexta-feira (17), o presidente interino da Câmara Municipal de São Luís, Francisco Chaguinhas (Podemos) e o vereador Álvaro Pires (PMN), que integra as Comissões de Mobilidade e Assuntos Metropolitanos.
Entrevistados pelos apresentadores Oswaldo Maia, Adriana Nogueira e Andrezza Cerveira, os dois parlamentares abordaram temas importantes para a capital maranhense como Plano Diretor, sistema de transporte público e zona portuária da cidade.
Chaguinhas trouxe à tona mais de uma vez a aprovação do texto principal do Projeto de Lei nº 0174/2019, que trata da revisão do Plano Diretor da capital maranhense. Também citou a importância da revitalização do Legislativo com fortalecimento das comissões.
“Neste primeiro momento, nós aprovamos o Plano Diretor, responsável pelas diretrizes e planejamento. Então, neste sentido, existe um engajamento entre diretrizes e planejamento com normas e execução. Agora, nós iremos redobrar o plantel de técnicos da nossa casa para se debruçar no projeto do zoneamento assim que ele começar a tramitar. Para isso, nosso próximo passo, será o fortalecimento da atuação das comissões parlamentares que serão importantes para revitalizar o trabalho do Legislativo”, destacou.
Em sua participação, o presidente da Câmara garantiu que uma das medidas de sua gestão será a luta para o fortalecimento da atuação das comissões permanentes como medida importante para revitalizar o trabalho do Legislativo.
Álvaro Pires, por sua vez, explorou questões sobre a possibilidade de uma paralisação dos trabalhadores rodoviários por descumprimentos de acordos firmados em recente negociação com os empresários.
“Eu quero poder conversar com o prefeito para entender a lógica desse estudo feito pela prefeitura. O preço da passagem de ônibus aumentou, mas a qualidade do serviço, não. Ou seja, tem algo errado aí. Estou aberto ao debate sobre como melhorar a estrutura do transporte público, mas preciso de um retorno. Além disso, nada do que foi assinado e acordado foi cumprido pelos empresários! Falta de respeito com o povo e com os trabalhadores”, afirmou.
Outro destaque foi a importância da compensação da atividade portuária. Para Chaguinhas, a capital maranhense precisa deixar de produzir poluição e pobreza. Ele citou as cidades de Santos e Itajaí que respiram seus portos com benefícios.
Na opinião de Álvaro Pires, a criação de órgão municipal para atuar no sistema portuário é muito importante, pois a cidade tende a avançar com um grande impulso econômico a partir da zona portuária.