O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PCdoB), destacou em audiência pública nesta terça-feira (24), que a capital maranhense é uma cidade que cresceu além da sua região limítrofe e, que por isto, precisa de um Plano Diretor atualizado para se desenvolver, mas que tenha como diretriz a empatia com a população e com o seu bem-estar.
O parlamentar explicou que sua gestão entende que o projeto precisa ser aprovado com a maior celeridade possível, mas que também é necessário a compreensão de que precisa ser pacificado com todos os seguimentos da cidade – poder público e sociedade civil. “Se esta Casa tiver a sensibilidade e empatia de pensar no próximo, a gente aprova um plano em que a cidade vai crescer e vai desenvolver de forma gradativa e sazonal”, disse ele na abertura da audiência, realizada no Plenário Simão Estácio da Silveira.
As discussões desta terça-feira contaram com a colaboração da presidente do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), Érica Garreto; dos promotores de justiça Luís Fernando Barreto e Cláudio Alencar (Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural do Ministério Público do Estado do Maranhão – CAOUMA); do secretário municipal de Urbanismo e Habitação (SEMURH), Bruno Pereira Trindade Costa; e, da secretária municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), Karla Passos; além de representantes da sociedade civil e do procurador do Legislativo Municipal, Samuel Melo.
Segundo o presidente da Comissão de Recesso, vereador Astro de Ogum (PCdoB), as discussões serão avaliadas para a elaboração de um parecer a ser encaminhado às comissões da Casa e, posteriormente, aos vereadores, para que o projeto seja discutido e levado à avaliação do Plenário. “Esperamos colocar o projeto em primeira votação até março”, pontuou.
Participaram, ainda, das discussões os vereadores Aldir Júnior (PL), Andrey Monteiro (Republicanos); Francisco Chaguinhas (Podemos), Chico Carvalho (PSL), Ribeiro Neto (Patriota), Dr, Gutemberg (PSC), Edson Gaguinho (União Brasil), Raimundo Penha (PDT), Domingos Paz (Podemos), Concita Pinto (PCdoB), Álvaro Pires (PMN), Marquinhos (DEM) e, os co-vereadores Jhonatan Soares, Raimunda Oliveira, Eunice Chê (Coletivo Nós – PT), entre outras autoridades e representantes da sociedade civil.
O Plano Diretor é o instrumento que define as diretrizes de desenvolvimento das cidades, visando a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento econômico e a inclusão social.
Por blog Cidades do Maranhão
Fotos: Fabrício Cunha