A temporada oficial de pré-Carnaval do Maranhão, iniciada no último fim de semana, e o Carnaval de 2023 propriamente dito, que ocorrerá entre os dias 17 e 21 de fevereiro – Sexta-Feira a Terça-Feira – tem quase 800 atrações credenciadas. São alegorias de rua, bandas, blocos e outras expressões da folia que passaram pelo crivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e estão aptos a se apresentar na programação.
De acordo com o Edital nº 004/2022, elaborado pela Comissão Setorial de Licitação (CSL) da Secma, o resultado definitivo com os nomes das atrações artísticas proponentes habilitadas e inabilitadas pôde ser publicado após a análise dos recursos interpostos que inicialmente haviam sido reprovadas pela comissão julgadora, com êxito para algumas.
Entre as atrações credenciadas pela Semana para se apresentar no pré-Carnaval e no Carnaval 2023 estão artistas, bandas e blocos conhecidos e consagrados pelo público maranhense, como os cantores Gabriel Melònio, Taís Moreno, Mano Borges, Zé Lopes, Oberdan Oliveira, Gargamel e PP Júnior; as bandas Bicho Terra, Mákina du Tempo, Máquina de Descascar’Alho, Mix in Brasil, Pakera e Sambaceuma e os blocos Fuzileiros da Fuzarca, Confraria do Copo, Jegue Folia, GDAM e Vagabundos do Jegue.
Artistas da nova geração, que a cada dia conquistam espaço na concorrida cena do entretenimento local, como Alvinho KIT, Dinho Berg, Argumento, Dinho Dias, e Tathy Estrela, também estão habilitados e poderão se apresentar na festa
Gospel
Até mesmo o segmento gospel foi contemplado pelo edital do Carnaval 2023 elaborado pela Secma. Duas atrações desse gênero credenciadas são as bandas Ligados no Pai e Louvai.
Além dos ritmos tipicamente carnavalescos, o Carnaval patrocinado pelo Governo do Estado será animado por reggae, forró, arrocha, piseiro e diversos outros estilos, compondo um verdadeiro festival de diversidade.
Por Daniel Matos