O presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco – PSD, publicou no Diário Oficial da União da segunda-feira (19), a convocação de deputados e senadores para a sessão solene de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, no dia 1º de janeiro, e as informações sobre o ritual da posse nos novos cargos – juramento e assinatura do termo de posse – será às 15 horas no plenário da Câmara dos Deputados.
Desde a quinta-feira (15) da semana passa, o Senado divulgou o roteiro da posse do presidente eleito, que traz os horários previstos para os eventos dentro do Congresso Nacional.
O roteiro da posse começa no Congresso Nacional às 13h45min. Vai ser a última vez que a cerimônia será realizada nesta data. A partir de 2027, o presidente da República tomará posse em 5 de janeiro.
A saída de Lula e Alckmin do Congresso rumo ao Palácio do Planalto está prevista para se dar às 16h20min. A expectativa da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, é que a solenidade no Planalto seja conduzida durante o pôr do sol, a partir das 17 horas. Ainda de acordo com Janja, a parte da solenidade prevista para ser realizada no Palácio do Itamaraty deverá ter início às 18h30min.
Janja é responsável pela organização do evento, inclusive dos eventos no gramado da Esplanada dos Ministérios, com shows de vários artistas. As apresentações serão realizadas em 2 palcos, batizados de Gal Costa e Elza Soares, ícones da música brasileira que faleceram em 2022. Entre os artistas esperados para a festa estão Fernanda Abreu, Leoni, Margareth Menezes, Otto, Maria Rita, GaPor Amarantos, Odair José, Martinho da Vila, Chico César e Pabllo Vittar.
O público poderá acompanhar da Esplanada o tradicional desfile em carro aberto, no qual Lula percorrerá a pista em frente aos ministérios. Pelos telões, o público também assistirá aos eventos protocolares, como o ato que oficializa a posse, no Congresso Nacional, o pronunciamento e a transmissão da faixa presidencial.
Leia o roteiro da cerimônia de posse no Congresso Nacional:
- 13h30 às 14h30: Chegada das autoridades e convidados no Salão Branco;
- 13h45 às 14h30: Chegada dos chefes de Estado e de Governo no Anexo 1 do Senado;
- 14h20 às 14h30: Chegada do presidente e do vice-presidente eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília;
- 14h30: Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional;
- 14h40: Chegada do presidente e do vice-presidente eleitos no Congresso Nacional com recepção dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira;
- 15h: Início da sessão solene da posse presidencial. Serão realizados, em ordem, a abertura; execução do Hino Nacional; compromisso constitucional; leitura e assinatura do termo de posse do presidente e do vice-presidente da República eleitos; pronunciamento do presidente; pronunciamento do presidente do Congresso Nacional; e encerramento da sessão solene;
- 15h50: Deslocamento do presidente e do vice-presidente para a Sala de Audiências da presidência do Senado;
- 16h: Saída do presidente e do vice-presidente da Sala de Audiências em direção à área externa do Palácio;
- 16h05: Início da cerimônia externa de honras militares;
- 16h20: Saída do presidente e do vice-presidente para o Palácio do Planalto.