A Covid-19 matou 16 crianças de 6 meses a 2 anos desde o início da pandemia no Maranhão. Ao todo, nesse mesmo período, foram notificadas 1.859 crianças com Covid-19 entre menores de 1 ano e 2 anos. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde.
No recorte da faixa etária, a mortalidade é ainda maior entre os mais novos: foram registrados 11 óbitos de crianças menores de um ano e 5 mortes em crianças de 1 a 2 anos. Nos anos de 2020 e 2021, a Covid-19 matou 6 crianças nessa faixa etária.
O esquema vacinal básico para este público será de três doses, sendo que a 2ª dose deverá ser aplicada num intervalo de 28 dias após a 1ª. Já a 3ª dose deverá ser aplicada num intervalo de 56 dias após a 2ª.
A vacina para este grupo é destinada para crianças a partir de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias. Crianças que fizerem 3 anos após o recebimento da 1ª dose deverão completar o ciclo vacinal com o mesmo imunizante.
A vacina que será utilizada é a Pfizer baPor, a única liberada para esta faixa etária até este momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Até o momento, 41 crianças dessa faixa etária foram vacinadas no Maranhão.
As vacinas estão sendo distribuídas nas unidades básicas de saúde dos 217 municípios maranhenses. Confira aqui onde vacinar em São Luís
Por Difusora On