O Ibovespa sobe nesta segunda-feira, 31, com investidores digerindo o resultado das eleições do fim de semana. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceu por 50,9% dos votos. A alta da bolsa brasileira ocorre mesmo em meio às quedas de bolsas de Nova York.
- Ibovespa: + 1,38%, 116.120 pontos
- Dow Jones (EUA): – 0,34%
- S&P 500 (EUA): – 0,76%
- Nasdaq (EUA): + 1,32%
O principal índice da B3 chegou a abrir em forte queda, puxado pelas ações de estatais, mas virou para o campo positivo ainda na primeira hora de pregão. O dólar, que foi negociado na máxima do mês frente ao real no início do dia, também passou a incorporar perspectivas mais otimistas, firmando-se no campo negativo.
- Dólar: – 1,07%, R$ 5,244
“Internamente, o mercado está digerindo o resultado. Mas ainda há dúvidas sobre como será a composição do novo governo”, afirmou Cristiane Quartaroli, economista do Banco Ourinvest.
Kit Lula em disparada
As apostas concentram-se em ações de consumo. “As expectativas de apoio contínuo à renda e um potencial programa de reestruturação da dívida do consumidor entre as propostas de políticas podem ser vistas como favoráveis ao setor”, afirmarma analistas do Goldman Sachs em relatório.
- CVC (CVCB3): + 6,12%
- RaiaDrogasil (RADL3): + 5,84%
- Lojas Renner (LREN3): + 3,84%
Entre as maiores altas destacam-se ações de educação, tendo no radar sinalizações de Lula sobre aumento de incentivos para o FIES. A expectativa de investidores é de que o incremento de resursos ao programa se traduza em maior receita aos grandes grupos do setor.
- Cogna (COGN3): + 6,60%
- Yduqs (YDUQ3): + 3,86%
Petrobras (PETR4) e BB (BBAS3) caem
Na ponta negativa, estatais lideram as perdas. A maior queda do Ibovespa é da Petrobras, que recua mais de 4%. Incertezas sobre a manutenção da política de preços no governo Lula e o fim das esperanças privatização em uma eventual reeleição de Bolsonaro penalizam o preço da ação. O Banco do Brasil cai mais de 3%.
- Petrobras (PETR4): – 5,01%
- Banco do Brasil (BBAS3): – 3,30%
Sabesp (SBSP3) avança
Em direção oposta às estatais federais está a Sabesp, que avança após a vitória do candidato bolsonarista Tarcísio de Freitas na disputa pelo estado de São Paulo. A expectativa do mercado é de que o governador eleito seja mais propenso à privatização da companhia.
- Sabesp (SBSP3): + 1,40%
Quanto fechou o Ibovespa no último pregão?
O Ibovespa encerrou o último pregão em queda de 0,09%, em 114.539 pontos.
Fonte: Exame