Primeiro levantamento IDEIA, sobre o segundo turno da corrida presidencial, divulgado nesta quinta-feira (20), mostrou o candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, com 50% das intenções de voto. O presidente da República, Jair Bolsonaro – PL, candidato à reeleição, estava com 46%.
Se consideradas apenas as intenções de votos válidos (excluídos os que disseram que votariam nulo, branco ou que estavam indecisos), Lula teria 52% e Bolsonaro, 48%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, os candidatos estavam tecnicamente empatados.
No primeiro turno, o levantamento do IDEIA apresentou divergência importante entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas para o candidato Jair Bolsonaro. Em pesquisa divulgada no dia 29 de setembro, três dias antes das eleições, o instituto mostrava que Lula tinha 47% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), e que Bolsonaro tinha 37%. A margem de erro era de 3 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou um cenário diferente para Bolsonaro, que fez 43,2% dos votos válidos no domingo (2) – distante da margem de erro alegada. Lula obteve 48,43%. A maioria dos institutos não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita.
Intenção de voto para a Presidência da República (totais)
Luiz Inácio Lula da Silva – 50%
Jair Bolsonaro – 46%
Nulo/branco/nenhum – 2%
Não sabe/não respondeu – 2%
Intenção de voto para a Presidência da República (válidos)
Luiz Inácio Lula da Silva – 52%
Jair Bolsonaro – 48%
Intenção de voto para a Presidência da República (pesquisa espontânea)
Luiz Inácio Lula da Silva – 50%
Jair Bolsonaro – 44%
Nulo/branco/nenhum – 3%
Não sabe/não respondeu – 4%
Certeza em relação ao voto
Definido: 94%
Pode mudar: 5%
Não sabe: 1%
Quem você acha que vai ganhar a eleição?
Lula: 53%
Bolsonaro: 43%
Não sabe: 3%
Avaliação do governo Bolsonaro
A pesquisa também perguntou aos entrevistados neste levantamento como eles avaliavam o governo de Jair Bolsonaro: 43% responderam que consideram a gestão do presidente ruim ou péssima, 38% disseram ser ótima ou boa e 18% afirmaram considerá-la regular. Os que disseram que Bolsonaro não merece ser reeleito somaram 50%, enquanto 48% disseram que ele merece.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa do instituto Ideia, feita com recursos próprios do instituto, entrevistou, por telefone, 1.500 eleitores do país, entre os dias 14 e 19 de outubro de 2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-00053/2022.
Já a pesquisa de 29 de setembro ouviu 1.500 eleitores entre os dias 23 e 28 de setembro de 2022. A margem de erro era de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança era de 95%. O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-09782/2022.