A população de Caxias, quinto município mais populoso do Maranhão, deixou um recado contundente à política tradicional da cidade nas urnas no dia 2 de outubro. Isso porque mais de 9 mil caxienses depositaram um voto de confiança no vereador Daniel Barros, mais conhecido como ‘O Fiscal do Povo’, que esse ano se candidatou a Deputado Federal por sua legenda, o Partido Democrático Trabalhista – PDT.
Apesar de não ter sido eleito dessa vez, ele saiu mais que vencedor da disputa do pleito 2022, visto que ele não pertence a nenhum grupo politico tradicional e não tinha nenhum apoio da ‘Máquina Pública’, seja municipal ou estadual. Isso revela que significativa parcela do povo de Caxias compreendeu a importância de fortalecer jovens políticos que se estabelecem com novo modelo de fazer política, e Daniel Barros é grande exemplo disso, sendo um dos principais protagonistas e expoentes no nosso estado.
E foi nítido perceber a reposta da aceitação da população pelo o empenho de Daniel Barros, esse é o verdadeiro termômetro desse legislador municipal que se tornou o mais importante dos últimos tempos em Caxias, o que deve se refletir nas próximas eleições.
Ao nosso Blog, Daniel compartilhou sua visão sobre a conjuntura pós-eleição, sobre a expressiva quantidade de votos que recebeu, mesmo disputando as eleições em faixa própria, sem apoio das grandes estruturas, o vereador sozinho conseguiu quase 11% dos votos do eleitorado de Caxias.
“Me considero vitorioso com a expressiva votação que recebemos na cidade! Não tivemos apoio de nenhuma oligarquia, padrinhos políticos, família tradicional na politica ou de cofres públicos, por isso, participar das eleições de 2022 contra tudo isso não foi nada fácil. A polarização que tomou conta da mídia e das redes sociais também foi outro agravante, porém conseguimos romper, isso fica claro na minha leitura, a população deu um recado que quebra aquela arcaica visão que anteriormente era incontestável, de que o políticos, sobretudo prefeitos de municípios do interior, mandam no voto do povo. Os caxienses estão cada vez mais buscando outras alternativas, candidaturas que sejam de fato baseadas em propostas! Ainda há muito a ser feito nessa conscientização, mas os resultados dessas eleições mostram essa vontade.” Afirmou.
Por conta de sua boa performance nas urnas, também perguntamos a Daniel sobre a disputa para a prefeitura de Caxias em 2024. “Apesar de ainda estar cedo para falar sobre as próximas eleições municipais, afinal acabamos de votar nas Eleições 2022 e o importante resultado conquistado por nosso mandato como vereador que se refletiu na votação para deputado federal dessas eleições nos mostrou a aceitação do nosso projeto e ampliou a nossa representatividade na Câmara Municipal.
E isso me traz uma reponsabilidade ainda maior, estou com um sentimento de renovação, de que as coisas vão continuar a mudar para melhor a partir do ano que vem na nossa querida Caxias! Vamos continuar trabalhando como sempre, e mais do que nunca ampliar nossa atuação, não só fiscalizando, mas com proposições e em busca de recursos estaduais e federais junto das secretarias de estado e dos demais colegas legisladores de outras instâncias.” disse Daniel.
Desde o inicio do seu mandato como vereador, Daniel esteve à frente das principais denuncias em diversos setores da cidade para defender os interesses e direitos do povo. Entrando com representações no Ministério Público do Maranhão – MPMA contra a prefeitura como no caso de um ônibus do transporte escolar municipal quebrou a barra de direção e o para-brisa no Povoado Caxirimbu, colocando em risco dezenas de estudantes, e que felizmente não houve nenhuma vítima fatal, ou quando foi até Centro de Educação Infantil do povoado Brejinho, da rede municipal, comprovar uma denúncia que recebeu de um morador, em que a unidade estava entregando como merenda escolar “cuscuz seco” para as crianças. O MPMA também recebeu das mãos de Daniel Barros representação contra a prefeitura para que pagasse os salários atrasados dos servidores municipais, uma das últimas representações de Daniel junto ao MP foi em defesa da UVZ de Caxias, que há muito tempo não recebem EPI’s, materiais gráficos que são usados para informar e conscientizar os caxienses da prevenção de doenças transmitidas por animais, e o próprio prédio que deveria acomodar os agentes que cuidam da prevenção de doenças, gera risco de adoecer os servidores por está extremamente insalubre. Por conta dessa e de outras denúncias, Daniel chegou até ser ameaçado pelo o presidente da câmara municipal, inclusive postamos matéria sobre o ocorrido na época.
Mesmo que poucos vereadores da câmara municipal de Caxias tenham se afastado da ‘velha politica’, a casa legislativa infelizmente continua sendo uma espécie de puxadinho da prefeitura. Apesar de difícil, é necessário romper com esse antigo modelo de subserviência que se perpetua há décadas. Contudo, o perfil do eleitor mudou, e o perfil da câmara também tende a mudar, e Daniel ajudou nessa legislatura para que a câmara ganhasse no que tange a autonomia.
Estamos exatamente a dois anos das eleições municipais, já se iniciam as especulações sobre os nomes que buscam a sucessão nas principais cidades do Maranhão, e claro que não seria diferente com a ‘Princesa do sertão maranhense’, que tem ganhado especial atenção por sua importância geográfica, social e econômica na região. O resultado das eleições 2022 tornou Daniel Barros candidato natural à prefeitura de Caxias. Ele tem um perfil de liderança e aglutinador, tem facilidade de dialogar com todas as forças políticas, o que é indispensável para fazer uma excelente gestão no provável mandato, caso se candidate a prefeitura e seja eleito em 2024.