O Ministério da Defesa de Taiwan anunciou nesta quinta-feira (01) que derrubou um drone civil chinês que entrou no espaço aéreo da ilha.
Segundo autoridades da região, considerada rebelde por Pequim, soldados derrubaram o equipamento não identificado, que caiu no mar. Nenhum destroço foi recuperado até agora.
O episódio aumentou ainda mais a tensão na região.
Recentemente, a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, fez uma visita à Taiwan e defendeu a liberdade da ilha. Em resposta, o governo chinês iniciou uma série de exercícios militares, incluindo um bloqueio marítimo à ilha.
Autoridades de Taiwan relataram pelo menos 25 incursões de drones chineses em agosto. Na terça (30) e quarta-feira (31), militares taiwaneses dispararam tiros de alerta contra equipamentos que se aproximavam do território.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse que “não ficou surpreso” ao ver drones chineses sobrevoando o “território chinês”. Já a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, pediu aos militares que respondam à intimidação da China sem arriscar uma nova escalada na região.
Fonte: Band News