Famílias inscritas em programas sociais do governo federal podem solicitar, gratuitamente, a partir desta quinta-feira (1º), kits com antenas parabólicas em São Luís. O equipamento permite a transmissão de canais de televisão em formato digital.
De acordo com a entidade ‘Siga Antenado’, criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pouco mais de 4.500 kits devem ser distribuídos e instalados para a população, durante os próximos meses, na capital. O processo de migração da transmissão de sinal dos canais televisivos, em rede aberta, para a programação da TV parabólica é ocasionado por mudanças na faixa de transmissão tradicional, que será desativada.
As modificações acontecem em decorrência da tecnologia 5G – quinta geração de internet móvel disponível no Brasil –, prevista para chegar a São Luís, segundo a Anatel, a partir do dia 29 de setembro. O novo formato de internet deve funcionar na mesma frequência utilizada pela parabólica tradicional (Banda C). Usuários de outros sistemas de transmissão do sinal para televisão, como TV por assinatura, antena digital interna ou que utilizem antenas instaladas em casa – em locais como o telhado –, não sofrerão com as alterações.
O presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra, informa, em entrevista à TV Mirante, que as alterações são necessárias para evitar interferências do sinal 5G na emissão do sinal televisivo.
“A medida que o 5G for sendo ativado, aqui em São Luís, isso pode causar algum tipo de interferência nessa recepção da parabólica”, disse.
Leandro Guerra também explica que a mudança na faixa de transmissão pode trazer melhoras de som e imagem para os usuários.
“Reforço que [as mudanças no formato de transmissão] vão ter mais qualidade de som e imagem”, concluiu.
Fonte: G1 MA
Saiba como agendar:
As famílias inscritas em programas sociais do governo federal podem solicitar a instalação do kit com as novas antenas parabólicas por meio do telefone 0800 729 2404 ou no site da entidade.