O atual governo do estado, chefiado pelo neogovernador, o tucanosocialista Carlos Brandão – PSB continua com suas ações escusas em meio ao pleito eleitoral desse ano, isso porque, no último sábado (20), na cidade do Rio de Janeiro, o presidente da Estácio, Leziario Nascimento e o vice-presidente Edson Marinho receberam uma comitiva maranhense para tratar do enredo do carnaval de 2023.
O tema do samba-enredo da vermelha e branca, a primeira escola de samba do Brasil apresenta “São João, São Luís, Maranhão! Acende a fogueira do meu coração”.
O mais estranho de tudo isso é quem liderou a comitiva, não foi o novo secretário de cultura Yuri Arruda ou algum representante da pasta, mas o Secretário de Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Júnior, que apesar do comércio fazer parte das festas carnavalescas, nada tem a ver com carnaval.
Apesar de não ter muitas chances de se eleger, Brandão fez esse gasto em passagens e diárias com Cassiano Pereira e sua trupe, mas não senta com as escolas de samba do Maranhão para tratar de suas demandas e do nosso carnaval.
Só na capital maranhense, desfilam 10 escolas de samba, 28 blocos tradicionais, além de tribos de índio e blocos alternativos. Só as escolas de samba mobilizam em torno de 2 mil brincantes cada.
É importante enfatizar que desfile das escolas de samba de São Luís é tão antigo quanto o do Rio de Janeiro. Muitas escolas resistem ao tempo e com a força de vontade das comunidades.
E não se trata só dos desfiles, mas da economia local, já que com a festa momesca, milhares de pessoas participam dos 5 dias de desfile, movimentando o turismo e o comércio.
Por isso, faltando um pouco mais de 4 meses até o carnaval de 2023, o governo brandonista não deu nenhum sinal de que vai deixar algum investimento na área, enquanto isso, prefere gastar uma fortuna no carnaval carioca…
O Ministério Público e o Tribunal Regional Eleitoral precisam averiguar esse tipo de gasto em meio às eleições.