A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos está pronta para os festejos em homenagem a São Benedito que ocorre entre os dias 11 e 15 de agosto. Na noite de terça-feira (9), o prefeito Eduardo Braide entregou as obras de conservação do imóvel histórico que recebeu, entre outros serviços, pintura, revisão do telhado e reparo de rachaduras.
A cerimônia de entrega começou com uma missa celebrada pelo pároco da Catedral Metropolitana de São Luís, padre Roney Carvalho e foi encerrada com uma animada roda de tambor de crioula. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos tem tombamento estadual, federal e mundial, pois integra o perímetro urbano tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Os serviços foram executados pela Prefeitura de São Luís e coordenados pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph). As obras foram iniciadas dia 20 de julho e foram acompanhadas pelo corpo técnico da Fumph.
“A igreja estava com um problema estrutural. A calha do telhado estava furada e a água estava penetrando, o que acarretou em uma rachadura, desagregando os materiais e causando uma rachadura na parede próxima de uma das torres. Estudamos o problema, fizemos o projeto e, a partir disso, começamos os trabalhos com o objetivo de entregarmos antes dos festejos que começam dia 11 de agosto”, explicou a presidente da Fumph, Kátia Bogéa.
“Para nós da comunidade, as obras de conservação são muito importantes, especialmente porque estamos às vésperas dos festejos e nós não temos recursos suficientes para as obras”, observou Vera Lúcia Sousa, presidente da Associação dos Amigos de São Benedito, entidade que administra a igreja que é ligada à Catedral Metropolitana de São Luís e reúne cerca de 40 membros.
O pároco da Catedral Metropolitana de São Luís, padre Roney Carvalho, destacou que além do aspecto religioso, o templo é um monumento histórico.
“A iniciativa da Prefeitura em reformar a igreja para nós é uma alegria, pois representa uma preocupação do governo municipal em cuidar daqui que é também a promoção do turismo na nossa cidade, gerando renda para a cidade”.
A vice-prefeita Esmênia Miranda, os secretários Igor Almeida (Secom), Saulo Santos (Setur), Diego Rodrigues (Semad), Felipe Falcão (Semit) e o secretário adjunto Maurício Heluy (Semed) também participaram da entrega das obras de conservação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Igreja
Compõe-se de duas torres sineiras de base quadrangular, com aberturas para quatro sinos (restando apenas um) terminadas por cúpula em forma de bulbo encimada por cruz. Entre as torres, o frontão de corte bulboso, sobre um quarto de lua estilizado. Trata-se de imóvel de dois pavimentos: térreo e superior, acrescido de duas torres sineiras, ladeando o frontão centrado na fachada principal, voltada para o lado Oeste.
(Secom)