O mês de julho foi o período escolhido para a conscientização e promoção de eventos sobre a saúde de animais, em especial cães e gatos, além de alertar para a importância da prevenção das zoonoses. Uma vez que todas elas apresentam impacto importante não só na vida dos animais, mas em um contexto de saúde pública.
A médica veterinária do PetMania, Rayule Cristina, explica que as zoonoses são doenças infecciosas transmitidas dos animais para as pessoas. Os patógenos podem ser bacterianos, virais, parasitários, ou podem envolver agentes não convencionais e podem se espalhar para os humanos por meio do contato direto ou através de alimentos, água ou meio ambiente.
“Algumas delas podem ser prevenidas através da vacinação, como é o caso da raiva. Já outras são prevenidas através de hábitos de higiene pessoal e ambiental”, pontua a veterinária.
Rayule ainda explica que a transmissão da doença pode variar, desde o contato direto à inoculação do agente por meio de fômites. “Cada zoonose tem suas particularidades de infecção, contudo, todas são importantes para a saúde pública”.
É de suma importância o diagnóstico precoce, afinal de contas, dessa forma, o pet tem mais chances de responder positivamente ao tratamento que é direcionado de acordo com o quadro apresentado pelo paciente, tendo como referência os exames realizados para diagnóstico. A especialista aponta que nem todas as zoonoses possuem tratamento, mas todas têm métodos para prevenir a contaminação.
“Fica o alerta para a necessidade e importância do acompanhamento regular ao veterinário e manter as vacinas em dia”, finaliza Rayule.
Por Difusora On