A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve analisar amanhã (22) o PLC 130/2018, de autoria do senador Weverton (PDT-MA), que garante ecocardiograma e ultrassonografias em gestantes na rede pública de saúde. A proposição foi aprovada pela Câmara e agora está em análise no Senado Federal.
“Apresentei a proposta quando ainda era deputado federal. Esses exames são muito importantes.
Atualmente, o ecocardiograma fetal, que detecta malformação no coração do feto, tem sido indicado apenas para gestantes em que o risco para o feto é maior, como em diabéticas, hipertensas e mulheres que utilizam medicamentos, ou ainda quando há suspeita de alteração genética, como a Síndrome de Down. Temos que mudar isso. Eles precisam estar disponíveis para todas as gestantes”, explicou o parlamentar.
O ecocardiograma fetal é um exame de extrema importância para avaliar a saúde do coração do bebê, ainda no útero materno. Com ele, é possível identificar doenças que são desenvolvidas durante a gestação permitindo o início do tratamento antes mesmo do nascimento.
“As futuras mamães precisam ter mais segurança e informações sobre o bem-estar dos bebês. O meio mais indicado é a ultrassonografia e o ecocardiograma. Portanto, é fundamental que a rede pública possa oferecer esses exames para todas as gestantes”, afirmou o senador.
A reunião da CAS será realizada amanhã às 11h na sala 9 da Ala Senador Alexandre Costa.