Porque grande Cecel? Por ser defensor da cultura popular maranhense e pensar o Maranhão com todos participando do seu crescimento.
Assim como Cecel Mixx, muitos trabalhadores agentes da cultura popular, compositores, segmentos culturais e artísticos, sonham em ver o Maranhão pelas importantes riquezas que tem se transformar um potencial em desenvolvimento, e a cultura popular maranhense é uma das portas considerada uma riqueza pelo turismo mundial.
O Maranhão tem um povo trabalhador que por falta de oportunidades, não consegue se estabilizar para ser um portador direto do crescimento do estado. Os maranhenses anseiam por um governo com as suas caras, com as suas lutas, suas origens e suas convicções. Os maranhenses já conseguiram o primeiro passo que foi assegurar a opção de escolha por mais conquistas.
Antes o poder do imperadorzão não permitia a opção de escolha, mas o espirito de liderança do coração valente daquele que é líder por excelência e verdadeiro líder da esquerda, impediu o poderoso imperadorzão de seguir com ampla facilidade o seu projeto político de poder pessoal, enfrentando-o para abraçar o povo na sua luta, na sua consciência viva e no seu direito de escolha para avançar na sua convicção. Daí, outras forças políticas surgiram para que a opção de escolha reine ainda mais nestas eleições no estado.
Cecel Mixx, compositor de toada de bumba meu boi, um jovem trabalhador, cantador, promotor cultural, consciente e rico de convicção, apaixonado e defensor da cultura popular, entende que a mesma precisa de politica de incentivo para ser transformada, sempre viva pela sua importante riqueza de potencial que tem. Por Cecel Mixx não ter dúvida que com Weverton, as oportunidades para os que fazem a cultura, surgirão por meio de projetos sociais seguros e outros meios como política de incentivo para fazer a cultura se fortalecer e crescer sem público reciclado, sem dúvida a cultura popular fará parte como uma das portas considerada importante dos trilhos do desenvolvimento para que o Maranhão, com o mais esperado mercado de investimento pensado e planejado por um modelo de governo popular, se transforme um dos principais centros das atenções do país.
Cecel Mixx diante dessa consciência seguida de sua plena convicção por acompanhar as lutas de Weverton, de forma espontânea já vem abraçando a luta por um Maranhão Mais Feliz fazendo um sincero reconhecimento ao senador e pré-candidato ao governo por meio de depoimento emocionante e também por uma sábia e linda toada de bumba meu boi no sotaque de matraca. Para Cecel Mixx, Weverton tem lado que é o povo, dele ele não se esconde, sempre foi e continua atuante, é verdadeiro, tem espirito de luta, é bravo e guerreiro. Ele nunca deixa parado as suas ações, sempre deu valor a nossa cultura e passa segurança, além de merecer ser reconhecido, é a opção certa para governar o Maranhão.
A consciência e convicção de Cecel, muitos maranhenses estão tendo para superar as dificuldades do momento contra o poderio da força da máquina pública. Assim como Cecel, muitos estão reforçando a luta do senador Weverton para através da força das ruas, a cultura popular possa brilhar por ser rica de importante potencial que por falta de um governo que pense além das questões políticas, a cultura popular caiu muito no Maranhão.
Assim como Cecel, na visão de muitos, a cultura para se firmar como uma porta de desenvolvimento explorando o seu importante potencial, é necessário que se tenha um governo com a cara e cheiro de povo, um governo que não persegue o povo trabalhador, pois quem faz e desenvolve a cultura popular, também é trabalhador. Para a cultura voltar renascer, não precisa incentiva-la só na véspera de eleição ao exemplo da propaganda absurda sem planejamento de segurança da receita do estado, anuncia o maior São João do Maranhão apenas para atrair o voto de quem não tem consciência.
Para a cultura de fato renascer, é necessário reconhecer quem tem raízes para fazer um governo com visão de mundo enxergando além das questões políticas. Com essa visão ao exemplo do reconhecimento de Cecel assim como toda cultura popular às lutas de Weverton pelas políticas públicas, afirmo ao leitor que é emocionante o depoimento com a sábia e linda toada de bumba meu boi, uma modalidade que integra a mais legítima raiz da cultura popular do estado do Maranhão.
Cecel Mixx é cantador de bumba meu boi há 20 anos, já passou por vários grupos de bumba meu boi no Maranhão enriquecendo o folclore maranhense na temporada de São João, entre eles: Pindoba, Iguaíba, Madre de Deus e atualmente está no batalhão de São José de Ribamar. Tem 34 anos, é compositor e promotor cultural, filho de Afonso Celso Nascimento e Magnólia Santos Nascimento. Nasceu no bairro da cultura, Madre de Deus. Cecel Mixx e milhares que fazem a cultura popular no estado, apoiam Weverton por reconhecer sua luta, com ele a cultura se fortalecerá e o Maranhão será transformado uma potencia em desenvolvimento.
SEBASTIÃO SANTOS
Líder Comunitário