Nesse dia 1 de maio as notícias são animadoras para aqueles que verdadeiramente estão no campo da esquerda, progressista, social e democrata, tudo por conta da divulgação da última pesquisa sobre intenção de votos para o governo do estado, feita pelo do Instituto Exata.
Mesmo após sucessivos ataques, calúnias, distribuição de cargos, uso da máquina estatal e compra de aliados, o neogovernador tucanosocialista Carlos Brandão – PSB nos últimos dias só conseguiu um mero empate técnico com o senador Weverton Rocha PDT.
Os maranhenses que participaram da pesquisa foram questionados “Se a eleição para o Governo do Estado fosse hoje e os candidatos fossem esses, em quem o sr(a) votaria?
Nesse cenário estimulado, Weverton Rocha aparece com 22%, seguido por Carlos Brandão com 21%, Lahésio Bonfim que é o principal representante da direita maranhense aparece com 12%. Edivaldo Holanda Júnior aparece empatado com 11% com o senador Roberto Rocha que decidiu na última sexta-feira concorrer à reeleição para a câmara senatorial. Não votariam em nenhum/branco/nulo e 11% não responderam.
Os especialistas políticos apontam que o 2º turno é inevitável, porém Weverton Rocha vai alavancar ainda mais sua campanha devido o rompimento com o grupo dinista, isso porque, não estando mais atrelado ao ex-(des)governador comunista/socialista Flávio Dino – PSB, não haverá mais barreiras políticas, nem a rejeição que poderia ter com sua imagem associada a Dino, e principalmente, terá mais liberdade de fazer outras alianças políticas.
As principais delas são a do senador Roberto Rocha PTB, que decidiu tentar se reeleger e vai dividir o palanque com Weverton e de Josimar de Maranhãozinho – PL, que também resolveu tentar a reeleição para deputado federal e irá apoiar o senador pedetista.
O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erros é de 3,44% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE sob o MA-05691/2022.