O vice-governador tucano socialista Carlos Brandão – PSB, que até sábado deve assumir o Palácio dos Leões no lugar do governador comunista/socialista Flávio Dino – PSB que vai se descompatibilizar do cargo tentar para disputar uma vaga do senado.
E mesmo antes de assumir, Brandão já fez um acordo espúrio com o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, para que a direção do Porto do Itaqui seja de um indicado dele.
Brandão tem alicerçado a sua certeza de que o PP vai estar em sua campanha para a eleição majoritária em 2022 por conta da entrega de importantes instituições e empresas, também foram filiados deputados e lideranças no partido. Por conta desses acordos, o tucano socialista tem absoluta certeza de que não perderá o apoio dos Progressistas, e pretende cumprir o combinado assim que assumir a cadeira de governador.
Dentro desse pacotão ainda estava a indicação do deputado federal André Fufuca para a direção do DETRAN, que já havia sido cumprindo.
É importante salientar que Ciro Nogueira, além de ser presidente de uma das mais importantes legendas do Centrão, é chefe de Casa Civil e braço direito do governo do presidente Jair Bolsonaro, por isso sua indicação tem tanto peso para o governo federal.
Brandão vai entregar de mão beijada um dos mais importantes portos do país a Bolsonaro, que terá o comando como desejava desde o começo de sua gestão, quando iniciou o debate sobre a federalização do porto.