O deputado estadual Arthur do Val (Podemos) perdeu o apoio de Sergio Moro (Podemos), teve o namoro rompido e recebeu uma série de críticas nas redes sociais após o vazamento de um áudio em que ele diz que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”. O parlamentar e outros integrantes do MBL foram à Ucrânia para acompanhar a invasão das tropas militares russas.
O candidato à Presidência Sergio Moro, que dois dias atrás chamou a ida do deputado à Ucrânia de “louvável”, afirmou que não vai apoiar “pessoas que têm esse tipo de opinião e comportamento”.
“Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto”, disse o candidato.
Arthur do Val, que é pré-candidato ao Governo de São Paulo, também pode sofrer uma pressão do partido, o que foi reforçado por Moro. “Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas que têm esse tipo de opinião e comportamento. Espero que meu partido se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige.”
Nas redes sociais, Giulia Blagitz, que namorava com o deputado, afirmou que eles vão seguir “caminhos distintos”. Ela agradeceu por tudo o que viveram, disse que o amor foi real, mas deu um tom de despedida ao relacionamento. No áudio, Arthur do Val diz ainda que não “pegou” ninguém, mas que “colou” em duas mulheres. “É inacreditável a facilidade”, comenta.
Fonte: R7