Objetivo do setor responsável pela qualidade da gestão é manter certificação da norma
Neste mês de fevereiro, a Câmara Municipal de São Luís (CMSL) completa dois anos da certificação ISO 9001, concedida pela empresa QMS Brasil, credenciada pelo Governo Federal, através do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o mais importante reconhecimento de gestão da qualidade.
A busca pela norma, que define os requisitos para garantir padrões de qualidade, começou em 2019, quando numa ação inédita, a gestão do presidente Osmar Filho (PDT) iniciou a implementação de diversas ações de modernização administrativa no Parlamento.
Na época, segundo o chefe do Legislativo, o objetivo era propiciar o desenvolvimento dos servidores e modernização na Casa de Leis. “Avançamos muito, é verdade. Modernizamos a Casa, valorizamos os servidores e, diariamente, trabalhamos para que novas ações sejam concretizadas. A recomendação para que a Câmara seja certificada com o ISO é o reconhecimento deste esforço que continuaremos a desenvolver”, comentou o presidente.
No dia 15 de fevereiro de 2020, como resultado de auditoria externa, a empresa QMS Brasil atestou que o Legislativo ludovicense estava apto a receber a certificação do ISO 9001:2015, reconhecendo a melhoria contínua do desempenho da instituição.
Balanço do período
Ao comentar a evolução da administração e a importância da tecnologia para o desenvolvimento da gestão pública, o gestor do Setor da Qualidade da Câmara, Bruno Lima, fez um balanço dos dois anos da certificação ISO 9001.
“O balanço é positivo, pois desde que assumiu a presidência da Casa, o presidente Osmar Filho criou o setor de Gestão da Qualidade com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pela câmara junto à sociedade”, disse.
Bruno Lima destaca diversas ações implementadas, dentre as quais a criação de um Sistema de Gestão da Qualidade para a Câmara; definição e mapeamento de processos; elaboração de manuais e procedimentos contemplando os processos legislativos e administrativos da casa; e implantação de um sistema informatizado para gerenciamento dos processos legislativos e administrativos.
Além disso, nesse período, também foi implantado a gestão por meios de indicadores; desenvolvimento de treinamento voltado aos servidores com intuito de aprimorar os processos e atividades desenvolvidas; e a elaboração de planejamento estratégico com vista adequar e preparar a câmara para atender às demandas da sociedade.
As próximas ações
Bruno Lima destacou ainda que, para este ano, o objetivo é manter e consolidar a estrutura implantada na Casa, através ações voltadas ao desenvolvimento e qualificação dos servidores, avanços na melhoria e na informatização dos processos.
“Os avanços tecnológicos possibilitam ao gestor uma gama de ferramentas, que junto a uma comunicação integrada, garantem o sucesso de uma instituição. Por isso, para este ano, o objetivo é mantermos e consolidarmos a estrutura implantada na Casa, através ações voltadas ao desenvolvimento e qualificação dos servidores, avanços na melhoria e na informatização dos processos”, concluiu.