Academia Americana de Pediatria apontam que crianças representam um quarto dos casos semanais
Os novos casos de Covid-19 entre crianças nos EUA superaram 1 milhão na semana passada pela primeira vez desde que a Academia Americana de Pediatria começou a rastrear casos, disse o grupo nesta terça-feira (25).
Na semana que terminou em 20 de janeiro, houve pelo menos 1,15 milhão de novos casos, uma taxa quase cinco vezes maior do que o pico do aumento do inverno passado, informou o grupo.
De acordo com o Academia de Pediatria, as crianças (que constituem 22% da população dos EUA) agora representam 25,5% do total de casos semanais relatados. Desde o início de setembro, quase 5,6 milhões de novos casos foram relatados entre crianças.
O grupo disse que esta foi a 24ª semana seguida em que mais de 100.000 crianças testaram positivo para o vírus.
“À medida que nos aproximamos do aniversário de dois anos da pandemia, os casos de Covid-19 entre crianças e adolescentes são os mais altos de todos os tempos”, disse a Moira Szilagyi, presidente da academia, em comunicado. “Esses números são impressionantes.”
Apesar das notícias preocupantes, as crianças ainda são estatisticamente menos propensas do que os adultos a serem hospitalizadas com Covid-19, e dados de estados que relatam internações por idade mostraram que as taxas de hospitalização foram aproximadamente as mesmas da semana anterior.
O grupo também relata que as mortes continuam representando uma pequena porcentagem do total de casos entre crianças, com 0,26% dos casos resultando em morte.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças relatam que pelo menos 1.140 crianças morreram de Covid-19 desde o início da pandemia.
No entanto, o número de infecções continua a aumentar devido à alta taxa de transmissão da variante Ômicron e porque as crianças continuam sendo as menos vacinadas de qualquer faixa etária, apesar do fato de que a vacina Pfizer-BioNTech agora é elegível para maiores de cinco anos.
Fonte: CNN Brasil