A conjuntura política maranhense tem caído de nível e voltando a abraçar a antiga postura Coronelista e Oligárquica por parte da base governista de Flávio Dino – PSB, sobretudo do vice-governador tucano Carlos Brandão – PSDB.
Dentre tantas outras situações que nos deixam perplexos todas as semanas, a mais nova violência não veio através de uma ameaça velada que comumente são feitas pelos comunistas, mas sim por uma ameaça escancarada em uma rede social.
O blogueiro Diego Emir, referência em comunicação na ilha de São Luís, compartilhou em sua conta no Twitter uma matéria de seu blog sobre a reunião do novo presidente do Partido dos Trabalhadores no Maranhão Francimar Melo com a presidente nacional da legenda Gleice Hoffman e o ex-presidente Lula da Silva, que está na disputa novamente pela presidência da república.
O encontro ocorreu logo depois que começou a circular na internet um vídeo em que Lula, de forma diplomática, explica que não tem condições de dividir o palanque com um tucano – Carlos Brandão – e que Flávio Dino deveria se entender com o senador Weverton Rocha – PDT.
Não demorou muito para que o “capanga” de Brandão, o deputado Rogério Cafeteira (PSB) de forma verborrágica, ameaçasse o maior líder político que a América Latina já teve, respondendo que “Se não se entenderem, ele não pisa aqui no Maranhão 😊”, percebam que transcrevemos inclusive o emoticon usado por Cafeteira, que parece fazer questão de debochar de Lula na ameaça.
O desespero de Carlos é Brandão é tão grande que passou a usar seus petistas de estimação como Augusto Lobato, na tentava de desestabilizar o apoio de Lula a Weverton.
Porém, o vice-governador comete um ledo engano… reflita comigo: qual o risco de um ex-presidente da envergadura de Lula apoiar um tucano que outrora o atacava e apoiava o golpe do impeachment de Dilma Rousseff, e que não tem chances nenhuma de ter apoio político no próprio estado, muito menos da população em detrimento do senador Weverton Rocha, que além de historicamente sempre ter estado ao lado de Lula, defendeu tanto Dilma durante o golpe do impeachment, quanto o golpe que Lula sofreu com a prisão por falsas acusações que foram todas anuladas pelo STF, e ainda por cima está em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de votos?!
Considerado o melhor presidente da república que o Brasil já teve, tendo mais da metade dos maranhenses sendo atendidos por algum programa de distribuição de renda como o Bolsa Família entre outros que ele criou, e por incompetência do próprio Flávio Dino, outros tantos que entraram nas estatísticas de pobreza e miséria extrema durante esses 7 anos de (des)governo precisaram recorrer a esses benefícios, e o mais importante, sendo o Maranhão o estado que deu o maior número de votos ao PT nas últimas eleições. Lula não precisaria de ninguém fazer campanha para ele aqui no estado, se depender dos maranhenses já estaria eleito.
Toda via as lideranças estaduais do PT e o ex-presidente Lula precisam ficar em alerta, em 2018, Lula sofreu ataques durante uma caravana realizada pelos estados, depois dessa ameaça todo cuidado é pouco para que não sofram um atentado durante as próximas visitas.
A Francimar resta a difícil tarefa de continuar articulando de forma pacífica, ponderada e aglutinadora.
E por fim, quando viesse de sua cidade natal Dom Pedro, Francimar deveria trazer um pé de Mirindiba para o vice-governador tucano usar como poleiro, enquanto come a suas frutinhas…
Basta Brandão aceitar ser vice de Weverton. E assim, o grupo segue unido