O Partido Comunista do Brasil – PCdoB é o mais antigo, conseguiu seu auge no Maranhão quando elegeu pela primeira vez Flávio Dino como deputado federal em 2006, ao longo dos anos seguintes foi crescendo e conseguindo musculatura, até que elegeu o ex-juiz ao seu primeiro mandato de governador do estado.
Desde 2008, quando a legenda disputou a prefeitura de São Luís, realizava grandes eventos e congressos para tentar cooptar mais filiados, mas, depois que Flávio Dino optou em se mudar para o Partido Socialista Brasileiro – PSB e levou consigo uma debandada, os “tempos das vacas gordas” foram mitigados.
E no último final de semana, a diretoria do PCdoB organizou uma feijoada de “esquenta” para o 18º congresso municipal, porém sem o glamour e pompa de outrora.
Como podemos ver na foto, no partido só restaram os antigos membros, fiéis à filosofia comunista, os que ainda estão nos cabides de emprego no Palácio dos Leões e os jovens que respondem a processos federais e criminais, e continuam na legenda para ter ajuda jurídica e não serem presos, e que em até 1 ano, não terão mais seus privilégios por causa do fim do mandato de Dino.
Como o significado de TBT é Throwback Thursday, ou seja, quinta-feira do retorno, as publicações dos militantes comunistas com essa hashtag vão ser mais comum, pois se houve um período de ouro, ele vai ficar só na memória…