No dia 27 de julho de 2021, às 19h30, o Coletivo Sionista Omer Tabib deu início às suas atividades com um grande evento virtual de lançamento. A criação do primeiro coletivo de juventude judaico-sionista do estado do Maranhão foi uma ideia que surgiu após uma série de reuniões semanais com a equipe da StandWithUs Brasil, uma instituição internacional de educação sobre Israel e o Oriente Médio, com sede em São Paulo.
Através do Programa Emerson Fellowship 2021, um programa para formar jovens líderes universitários sobre discussões envolvendo o conflito árabe-israelense, a iniciativa começou com uma proposta de criação de um Grupo de Pesquisa vinculado a uma instituição de ensino superior pública do Maranhão. No entanto, com a dificuldade de encontrar professores especialistas em temas relacionados ao Oriente Médio, a proposta sofreu sua primeira alteração: “agora, o intuito é criar uma Liga Acadêmica”.
Mesmo com uma flexibilidade mais favorável ao corpo discente, a necessidade de um vínculo docente e institucional acadêmico continuou sendo barreira para a sua continuidade. Então, com o acompanhamento nas redes sociais de alguns grupos de jovens judeus do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro, a ideia de um Coletivo ficou mais viável, com capacidade para atender às demandas dos judeus universitários maranhenses e uma grande oportunidade para organizá-los junto às demais instituições judaicas do Maranhão. Sendo assim, com o apoio da Federação Israelita do Maranhão (FISMA), presidida pelo José Ribeiro da Silva Junior (professor e empresário), o tão sonhado Departamento da Juventude saiu da fase de planejamento para a execução.
Houve um diálogo com todas as entidades envolvidas sobre a elaboração do Estatuto, da Carta de Princípios e Valores e as indicações para a composição da Comissão Executiva, formada exclusivamente por jovens da comunidade judaica local, e do Conselho de Diretores, composto por professores e professoras da FISMA.
Após o lançamento oficial do coletivo, a primeira iniciativa educacional foi realizada em parceria com a StandWithUs Brasil, entidade de grande apoio na sua fundação. A I Jornada de Formação Sionista do Maranhão aconteceu nos dias 02, 03 e 19 de agosto de 2021, com três aulas ministradas por professores especialistas em temas relacionados ao Oriente Médio.
No dia 02/08, a professora Denise Hasbani ministrou a aula “Geopolítica do Oriente Médio com foco no conflito israelo-palestino”. No dia seguinte (03/08), o professor Samuel Feldberg lecionou a aula intitulada “Israelenses e Palestinos: como alcançar o diálogo”. Já no dia 19/08, o professor André Lajst (diretor executivo da StandWithUs Brasil) encerrou a jornada com a aula “A Indústria das Mentiras – a Mídia, a Academia e o Conflito Árabe-Israelense”, inspirada na obra do jornalista e escritor israelense, Ben-Dror Yemini.
Com o encerramento da jornada, a Comissão Executiva (formada por João Vitor “Jojo”, Marcela, Renan e Thays), terá sua primeira reunião ordinária para a continuidade dos estudos, das iniciativas educacionais, dos projetos de elaboração de artigos e novas parcerias com outras entidades judaicas e instituições de ensino. Já o Conselho de Diretores (formado pelo professor José Junior e pelas professoras Brasilena, Flávia e Iolângela) servirá de apoio pedagógico e suporte para as demais atividades, orientação com as futuras publicações e os demais programas voltados ao público externo.