A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou, na quinta-feira (5), uma ação alusiva ao Agosto Dourado, mobilização voltada para incentivar o aleitamento materno. No Parque do Bom Menino, equipes multiprofissionais da Superintendência de Ações de Saúde receberam gestantes e puérperas assistidas pela rede municipal de saúde para uma série de atividades de saúde.
“O leite materno é considerado alimento de ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse sentido, a Prefeitura tem apoiado a promoção de práticas integrativas entre lactantes e também a realização de campanhas como a de coleta de potes para o Banco de Leite Humano do HU-UFMA, que são de extrema importância para a queda dos índices de mortalidade infantil”, destacou o secretário municipal de Saúde de São Luís, Joel Nunes.
A Semus tem promovido diversas ações do Agosto Dourado nas unidades básicas de saúde, com destaque para a campanha conjunta com o Hospital Universitário Materno Infantil (HU-UFMA) para incentivar a doação de potes e frascos de vidro com tampa, que serão utilizados para armazenamento de leite materno.
A autônoma Leidenaura Raposo participou do evento com o filho Fábio Ângelo, de apenas 40 dias, que está sendo alimentado exclusivamente com leite materno. Ela está sendo orientada pela equipe do Centro de Saúde da Liberdade.
“As orientações delas são muito importantes para que eu possa amamentar o neném direitinho. Eu sei que o leite materno é o melhor alimento, por isso quero amamentar meu filho até pelo menos seis meses”, disse.
As atividades da Semus se estenderão durante todo o mês de agosto nos postos e unidades da rede de saúde do Município.
“Nossa programação vai acontecer durante todo o mês, com ações para promover a amamentação e reforçar a importância do aleitamento materno, mas queremos também sensibilizar as pessoas a se tornarem doadoras de frascos, porque isso permite que muitos bebês possam ter o melhor alimento para o desenvolvimento deles”, afirmou a Superintendente de Ações em Saúde da Semus, Adriana Mota.
Os recipientes arrecadados serão direcionados ao Banco de Leite Humano do Hospital Universitário, e as doações podem ser feitas nas unidades básicas de saúde AMAR (Vila Fialho), São Raimundo, Laura Vasconcelos (Estiva), Djalma Marques (Turu), Santa Bárbara, São Francisco, Paulo Ramos (Centro), Liberdade e Jardim São Cristóvão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; além do projeto Mexa-se (Parque do Bom Menino – Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e da Feirinha São Luís (Praça Benedito Leite), no Espaço Saúde da Semus, aos domingos, das 9h às 12h.
(Prefeitura de SLZ)