Na madrugada dessa sexta feira (23), moradores do bairro Rio São João na estrada em São José de Ribamar, foram acordados por um grupo formado por dois homens e uma mulher, que estavam furtando cabos de serviços telefônicos e de internet da Operadora Oi.
Um morador que preferiu não se Identificar, nos relatou que, enquanto um homem e uma mulher cortavam de cima dos postes os cabos e enrolavam, logo em seguida, outro homem recolhia com um carro de serviço de táxi, o material.
Esse tipo de crime é muito comum na região metropolitana de São Luís. Outra área bastante afetada são os bairros da região que fazem divisa com Ribamar.
Na Estrada de Ribamar, Cidade Operária, Janaína e tantos outros bairros, os serviços da Oi e outras operadoras já não são mais oferecidos, devido ao grande prejuízo que as empresas enfrentam com o furto e depredação dos equipamentos técnicos.
As famílias têm se tornado reféns da criminalidade, e impedidos pela a prática desses meliantes de possuir telefonia fixa. Estabelecimentos comerciais, lojas, serviços públicos, associações de moradores e entidades sem fins lucrativos também sofrem com esse problema, que parece não ter data para findar.
Alguma medida deve ser feita para coibir esse tipo de roubo que afeta uma parcela significativa da população. Como é possível bandidos roubarem na maioria das vezes, nas principais avenidas, quilômetros de cabeamento e nenhuma viatura de policia passar no local? A Polícia Civil do Maranhão precisa urgentemente abrir uma investigação para desmontar essa rede, pois se existem os ladrões roubando é porque existem os receptadores.
Veja detalhes no vídeo: