Prefeito Eduardo Braide assinou, na tarde de segunda-feira, 22, a adesão ao programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae no Maranhão
Tornar as empresas da capital maranhense mais competitivas e gerar empregos neste momento de crise é um dos objetivos da parceria que está unindo a Prefeitura de São Luís ao Sebrae. Na tarde da última segunda-feira, 22, o prefeito Eduardo Braide recebeu o superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, e técnicos das duas instituições, e assinou o termo de adesão da capital ao Programa Cidade Empreendedora.
“O Cidade Empreendedora é o momento em que nós do Sebrae, juntamente com a prefeitura, analisamos tudo que o empreendedorismo pode trazer de bom para a cidade, desde trabalho com as crianças e jovens, por meio da educação empreendedora, ao trabalho com os pequenos empreendedores e os informais, para que se formailizem. Trabalhamos o ambiente de negócios, a simplificação, a desburocratização de processos, incentivamos a empreender, fazendo com que os recursos circulem dentro da cidade, motivando o empreendedor para que ele se sinta estimulado a produzir com qualidade, prazo, frequência e assim gere mais receita, emprego e renda ao município, resultando, principalmente, na qualidade de vida das pessoas”, pontuou o superintende Albertino Leal.
Potencial
Município mais populoso do Maranhão e quarto da Região Nordeste, São Luis concentra cerca de 33% das empresas ativas no estado – aproximadamente 91 mil empreendimentos atuam na capital. “Expectativa muito boa nessa parceria com o Sebrae, para que de fato São Luís possa ser uma cidade empreendedora, pois a gente sabe a potencialidade, aquilo que São Luís tem e representa em relação a tudo isso. Tenho certeza que desse trabalho, de mãos dadas com o Sebrae, quem vai sair ganhando são os micro e pequenos empreendedores e a população de São Luís. E acredito que esses resultados aparecerão para o bem da nossa cidade, o mais rápido possível”, confia o prefeito Eduardo Braide.
Durante a reunião na Prefeitura de São Luis, as equipes técnicas do Sebrae e do governo municipal também alinharam detalhes das ações a serem executadas por meio da iniciativa. “Estamos iniciando o segundo ciclo do Cidade Empreendedora no estado certos da grande contribuição que nossas ações dão aos municípios por meio do programa. A partir da experiência do primeiro ciclo, observamos que o Cidade Empreendedora contribui não somente para a melhoria dos indicadores de desburocratização, como também, para indicadores econômicos e sociais”, enfatizou Leal.
Braide e Albertino Leal exibem, com auxiliares, o documento que consolidou o pacto em prol do empreendedorismo.
Além de São Luís, o Cidade Empreendedora já recebeu a adesão outros 70 municípios maranhenses, que serão atendidos pelo Sebrae por meio de uma série de soluções empreendedoras que fazem parte do seu portfólio de soluções que estimulam e favorecem os pequenos negócios locais.