Após o Blog Diego Emir fazer um levantamento daqueles que pretendem concorrer ao cargo de deputado federal 2022, uma nova pesquisa foi feita para trazer o nome daqueles que pretendem disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. São novos nomes e alguns bem conhecidos, mas existe um grande potencial de mudanças, uma vez que na última eleição o percentual de eleição de novos deputados foi superior a 50%.
Saiba alguns dos nomes mais fortes, conhecidos e já declarados para a disputa de deputado estadual em 2022:
Marcial Lima – Outro nome forte que vem da Câmara Municipal é o atual líder do governo Eduardo Braide. Atualmente na primeira suplência de deputado estadual, o vereador de São Luís entrará mais experiente e mais organizado para a disputa do próximo ano. Atualmente ele está filiado ao Podemos.
Luciana Genésio – Da Baixada Maranhense, a irmã do prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, deve ser mais uma a garantir representatividade da região e também da bancada feminina maranhense. Filiada ao PP, ela também é considerada como um forte nome na disputa.
Janaína Ramos – Esposa do prefeito da segunda maior cidade do Maranhão, também irá pleitear um cargo na Assembleia Legislativa. O próprio Assis Ramos é quem já articula a viabilização do nome da sua cônjuge, que está filiada ao DEM.
Abigail Teles – Outra candidata de prefeito é a primeira-dama de Barra do Corda. A esposa de Rigo Teles, irá concorrer ao cargo que foi ocupado pelo marido por seis vezes. Ela deve concorrer ao cargo pelo PL.
Valéria Macedo – Atualmente na suplência de deputada estadual, a irmã de Deoclides Macedo, prefeito de Porto Franco, também vai entrar na briga para retornar ao parlamento estadual. Ela segue filiada ao PDT.
Eric Costa – O ex-prefeito de Barra do Corda já avisou que vai disputar o cargo de deputado estadual. Com o apoio do cunhado, prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, o ex-presidente da FAMEM quer voltar a ter expressividade no cenário político estadual. Ele é filiado ao PCdoB.
Natassia Weba – A filha do ex-deputado estadual Hemetério Weba, já anunciou que em 2022 tentará uma vaga de deputada estadual e promete um melhor desempenho do que alcançado em 2020, quando terminou com pouco mais de 1800 votos como candidata a vereadora em São Luís. A médica está filiada ao PSD.
Jonas Magno – Segundo colocado na disputa de Rosário em 2020, o filho do juiz federal Magno Linhares deve ser um dos fortes concorrentes em 2022. Atualmente filiado ao PDT, ele pode trocar de partido visando maiores chances de sucesso eleitoral.
Do Governo do Maranhão, três secretários já colocam seus nomes a disposição para a disputa e já são cotados como favoritos.
Rodrigo Lago – Um dos nomes de Flávio Dino para a disputa do cargo proporcional, o secretário de Agricultura Familiar, já está bem organizado para o próximo ano. Promete ser um dos nomes com maior votação do PCdoB, vale lembrar que ele é filho de Aderson Lago que também foi deputado estadual.
Muitos outros nomes devem entrar na disputa, uns vindos da Câmara Municipal de São Luís, outros como aliados dos prefeitos.
Já na Assembleia Legislativa boa parte tentará a reeleição, a exceção deve ficar por conta de Duarte Júnior e Fábio Macedo que devem concorrer a vaga de deputado federal. Othelino Neto pode disputar o cargo de senador, caso Flávio Dino vá para a disputa de presidente ou de vice-presidente.
Por Diego Emir