A eleição do próximo ano, promete ser uma das mais acirradas na disputa pelo cargo de deputado federal. Muitos políticos entendem que a melhor forma e mais acessível de garantir representatividade nacional é exercendo a função legislativa na Câmara Federal. Diante desse cenário, muitos nomes tradicionais e novos expoentes, já se articulam em busca de votos. O Blog Diego Emir fez um levantamento e traz alguns dos postulantes.
Roseana Sarney – A ex-governadora do Maranhão, que exerceu quatro mandatos como chefe do Palácio dos Leões (95 a 02 e 09 a 14), já deixou bem claro que deseja voltar a política. Após a derrota eleitoral em 2018, ela entende que é necessário refazer o caminho por onde começou, se eleger deputada federal, função esta que foi a primeira desempenhada por Roseana em cargos eletivos entre os anos de 1991 e 1994. A filha de José Sarney irá disputar o cargo pelo MDB e é tratada como grande trunfo, uma vez que nutrem a esperança dela ter uma votação avassaladora e ajudar a eleger outros membros do partido. Roseana também já foi senadora entre 2003 e 2009.
Lobão Filho – O ex-senador está decidido a concorrer ao cargo de deputado federal em 2022. Após ter exercido função no Senado Federal entre 2008 e 2010 e 2011 a 2014, o filho do ex-ministro e senador Edson Lobão, tem muita experiência e conhecimento da vida parlamentar no país. Ele concorreu ao cargo de governador em 2014 e saiu com quase um milhão de votos. No próximo ano seu nome é dado como certo na disputa e muitos partidos já disputam a sua presença na chapa, inclusive o próprio MDB.
Duarte Júnior – Segundo colocado na disputa pela Prefeitura de São Luís, o deputado estadual deve seguir o mesmo caminho de João Castelo (falecido), Eliziane Gama (Cidadania) e Eduardo Braide (Podemos). Todos os três citados perderam a disputa do Palácio de La Ravardiere e logo em seguida foram eleitos deputados federais. Duarte já tem o histórico de ser o deputado estadual mais bem votado da história em São Luís e agora vai querer repetir o feito na eleição por uma vaga na Câmara Federal. Ele também é tratado como grande trunfo do Republicanos.
Felipe Camarão – O secretário de Educação é dado como nome certo na disputa por uma vaga na Câmara Federal em 2022. Após desempenhar bons trabalhos na Gestão e Previdência e na Cultura do Maranhão, o procurador federal vai fazendo uma revolução na educação maranhense. Bem articulado e com boa influência no governo Flávio Dino, o titular da SEDUC tem as condições necessárias para se eleger federal. O seu destino pode ser o PCdoB, para ajudar o partido alcançar a clausula de barreira em 2022, caso não passe por um processo de fusão com o PSB.
Márcio Honaiser – O gaúcho dos homens mais ricos do Maranhão, o atual secretário de Desenvolvimento Social, já se prepara para a disputa de deputado federal. Em breve deve retornar a Assembleia Legislativa e iniciar seu trabalho rumo a Câmara Federal. Em2014, ele foi indicado pelo PDT para ser o vice de Flávio Dino, porém foi preterido. Em 2018, disputou a vaga de deputado estadual e terminou entre os mais votados. Para 2022, ele deve ser o nome mais forte dos quadro pedetistas na disputa. Honaiser é proprietário da UniBalsas, Lavronorte Máquinas, a Cromo Construtora e Incorporadora e a Lavronorte Agrícola.
Neto Evangelista – Terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de São Luís, o deputado estadual não esconde o seu desejo de concorrer a vaga de deputado federal. Porém, ele terá um pouco mais de trabalho para se viabilizar ao cargo, diante da concorrência e do próprio partido que Juscelino Filho, interessado em renovar o seu mandato. Neto já tem a experiência de três mandatos de deputado estadual e o exercício da função de secretário de Desenvolvimento Social entre 2015 e 2018.
Adriano Sarney – Deputado estadual no segundo mandato, o filho de Sarney Filho, quer seguir o mesmo caminho do pai e ocupar uma função na Câmara Federal. Porém, a candidatura da tia – Roseana Sarney – pode atrapalhá-lo. Atualmente no PV, ele pode migrar para o PSD e somar-se a Edilázio Júnior para tentar alcançar a vitória em 2022.
Fábio Macedo – O deputado estadual já anunciou que em 2022 pretende ser deputado federal. Ele é um dos nomes com boas chances de viabilizar seu nome. Atualmente no Republicanos, ele deve concorrer junto com Duarte Júnior e Cléber Verde, e a depender do desempenho eleitoral do partido, pode eleger os três para a Câmara Federal.
Edivaldo Holanda Júnior – O ex-prefeito de São Luís deve voltar ao cargo de parlamentar em 2022, assim como foi eleito em 2014. Apesar das notícias que apontam ele como candidato a governador ou a vice-governador, Holandinha não deve ter espaço em chapas majoritárias e seu destino mais provável é concorrer ao cargo de federal, resta saber se no PDT ou em outra legenda.
Amanda Gentil – Filha do prefeito de Caxias, Amanda, já é considerada como uma das fortes candidatas para a disputa de 2022. A engenheira civil deve estrear na política concorrendo ao cargo de deputada federal. Terá o apoio do pai e provavelmente de Josimar de Maranhãozinho que deseja ampliar sua bancada na Câmara Federal.
Roberto Rocha Júnior – O ex-vereador de São Luís já anunciou que irá disputar o cargo em 2022. Ele é a esperança do senador Roberto Rocha manter sua influência na política nacional, uma vez que dificilmente consegue a reeleição para senador e caso dispute o governo, terá uma missão árdua.
Fernando Braide – Irmão do prefeito Eduardo Braide, Fernando ambiciona concorrer ao cargo de deputado federal. Apesar de que vem sendo desaconselhado a entrar na disputa por aliados do gestor de São Luís. O empresário já chegou a colocar seu nome para disputar o cargo de vereador na capital maranhense, mas acabou desistindo.
Além dos citados vários outros nomes vislumbram um mandato de deputado federal. Os secretários Jefferson Portela, Clayton Noleto e Simplício Araújo, também são potenciais candidatos, mas também pode optar por outro caminho. Da Assembleia Legislativa, ainda pode vir Detinha e Professor Marco Aurélio.
Quem deve engrossar essa lista são o ex-vereador de São Luís, Sá Marques; o ex-deputado federal Waldir Maranhão; o ex-candidato a prefeito de São Luís, Silvio Antônio; o ex-candidato a prefeito de Imperatriz, Daniel Fiim e muitos outros.
Lembrando que em 2022, praticamente todos os 18 vão tentar a reeleição ao cargo de deputado federal: André Fufuca, Aluísio Mendes, Bira do Pindaré, Cléber Verde, Edilázio, Gil Cutrim, Hildo Rocha, João Marcelo, Josivaldo JP, Júnior Lourenço, Juscelino Filho, Marreca Filho, Pastor Gil, Pedro Lucas Fernandes e Zé Carlos.
Apenas três já anunciaram ou pretendem concorrer a outro cargo: Rubens Júnior afirmou que não deseja mais ser deputado federal; Josimar de Maranhãozinho confidencia ao mais próximos que vai voltar a ser deputado estadual e Márcio Jerry tenta se viabilizar candidato a vice-governador, caso não seja possível vai para a reeleição.