A primeira edição digital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve como tema da redação “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. Além da prova de redação, os estudantes fizeram hoje (31) as provas de linguagens e ciências humanas.
Os candidatos responderam às questões de múltipla escolha no computador, mas a redação ainda deveria ser feita no papel. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a medida foi adotada para garantir a comparabilidade entre todos os candidatos, tanto os que fizerem a prova digital como os que fizeram a versão impressa do Enem.
As redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências. São corrigidas por pelo menos dois corretores. A nota pode chegar a 1 mil pontos. Para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, é necessário não ter tirado zero na redação.
Cerca de 93 mil candidatos se inscreveram para fazer o exame digital em 104 cidades espalhadas pelo país. As provas fazem parte da edição 2020 do Enem, cuja versão impressa aconteceu nos dias 17 e 24 de janeiro deste ano.
Por MA10