O Palmeiras volta, na próxima quarta-feira (16), a atuar pela Copa Libertadores. A última partida do Verdão na competição foi no dia 10 de março, na vitória por 3 a 1 sobre o Guaraní, do Paraguai. Nesses seis meses sem a maior competição do continente sul-americano, a torcida palmeirense presenciou diversas mudanças no time.
A primeira grande alteração na equipe foi a saída de Dudu. O ex-camisa 7 foi emprestado ao Al Duhail, do Catar, no dia 20 de julho, dois dias antes do Dérbi que marcou a volta do Campeonato Paulista e que terminou com um jejum de 12 anos sem conquista verde.
O jogador era a referência técnica da equipe, tinha os melhores números (marcou 70 gols em 305 partidas) e esteve na seleção da Bola de Prata desde 2015 – ano em que chegou ao clube. Depois de sua saída, Vanderlei Luxemburgo não conseguiu encontrar no elenco alguém que o substituísse, chegando a testar Wesley, Rony, Willian e, agora, Veron, que volta de uma lesão muscular, no setor.
Além disso, a consolidação das Crias da Academia na equipe é uma das grandes novidades do Verdão. No meio de campo, Patrick de Paula e Gabriel Menino são jogadores incontestáveis, ditando o ritmo do setor durante as partidas.
No ataque, Wesley foi titular e teve boas atuações nos últimos três jogos do Brasileirão. Gabriel Veron foi utilizado em todos os jogos desde que voltou de lesão e marcou dois gols. O volante Danilo e o atacante Gabriel Silva atuaram menos, apenas duas vezes cada um. Danilo foi muito elogiado por suas atuações seguras, Gabriel, por outro lado, fez duas partidas tímidas.
As Crias da Academia também ganharam espaço na lista de inscritos da Libertadores. Devido à pandemia, a Conmebol liberou dez novas vagas e o Palmeiras utilizou todas para inscrever jogadores formados em suas categorias de base. O Verdão também fez mudanças devido às saídas de Dudu, Victor Luís e Alan. Os escolhidos foram Gabriel Silva, Renan e Danilo, respectivamente.
A situação do Palmeiras em relação aos resultados é controversa. O time soma 14 partidas de invencibilidade, mas o desempenho nestas tem deixado a desejar, principalmente no Allianz Parque, pois, mesmo sem perder, o Alviverde não sabe o que é vencer em sua casa nesta edição do Campeonato Brasileiro. A sequência é a pior desde a volta para casa, em 2014.
A próxima partida do maior campeão nacional na Libertadores será nesta quarta-feira (16), às 21h30 (horário de Brasília). A transmissão será feita pelo SBT e pelo Fox Sports.
Fonte: Lance!