Confiante após duas vitórias seguidas, o que o faz estar com 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro, o Vasco quer manter o embalo também longe de casa. Contra o Ceará, nesta quinta-feira, às 20h, no Castelão, pela quarta rodada, o time cruzmaltino faz o seu primeiro jogo longe de São Januário. Já o time cearense tenta acabar com o jejum de vitórias, mas para isso, precisará superar os diversos desfalques.
O Vasco soma seis pontos, fruto de triunfos sobre Sport e São Paulo, por 2 a 0 e 2 a 1, respectivamente. O time do técnico Ramon Menezes começou bem não só em termos de resultados, mas também em relação a desempenho.
A equipe tem mostrado equilíbrio, com uma defesa segura como não tinha há tempos e o ataque liderado pelo argentino Germán Cano, que precisa de poucas oportunidades para balançar as redes. O goleador apresenta uma marca impressionante neste ano: marcou 11 dos 16 gols da equipe até aqui.
Mesmo que as performances tenham agradado, é possível que haja uma mudança em relação à última formação que enfrentou o São Paulo. Ramon estuda a entrada de Bruno Gomes no lugar de Gabriel Pec. Esta alteração foi feita no duelo contra o São Paulo e fez com que o time evoluísse.
A ideia, com Bruno Gomes, é formar um tripé no meio com Andrey e Felippe Bastos e dar mais liberdade para o argentino Benítez armar as jogadas. Pesa contra Pec seu rendimento irregular. O jovem tem oscilado e não é improvável imaginar que comece a partida entre os reservas. Se o treinador quiser manter a formação mais ofensiva, o atacante Guilherme Parede é uma opção.
Não há desfalques novos. As baixas são o atacante Vinícius, o lateral-direito Yago Pikachu e o meia Bruno César. Os dois primeiros se recuperam de problemas musculares, enquanto o último está afastado porque testou positivo para a covid-19 e só completou dez dias de isolamento nesta quinta.
Início ruim
O Ceará precisa lidar com desfalques por lesão para encerrar o seu jejum no Campeonato Brasileiro. Para o duelo contra o Vasco, o treinador Guto Ferreira não poderá contar com os zagueiros Klaus, Tiago e Eduardo Brock, além dos meias Felipe Baxola e Vinícius, e o atacante Rodrigão.
Os problemas ligam o sinal de alerta do Ceará, que ainda não venceu no Brasileirão. O campeão da Copa do Nordeste perdeu para o Sport (3 a 2) e Atlético Mineiro (2 a 0) e empatou por 1 a 1 com o time reserva do Grêmio. Assim, com apenas um ponto, o time está dentro da zona de rebaixamento.
O técnico Guto Ferreira terá de quebrar a cabeça para escalar a equipe diante do Vasco. A principal novidade é a entrada de Gabriel Lacerda no setor defensivo ao lado de Luiz Otávio. Charles também apareceu entre os titulares no treino, com Fabinho e Fernando Sobral completando o meio-campo. O ataque provavelmente terá Mateus Gonçalves, Rafael Sóbis e Cléber.
“Vamos enfrentar uma equipe embalada, mas dentro de casa temos que fazer nosso papel de buscar esta vitória. O Campeonato Brasileiro não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona. Isso não quer dizer que quem está começando perdendo esses jogos vai terminar o campeonato assim. Sabemos que precisamos melhorar, mas não é motivo de desespero”, falou Fabinho.
Fonte: Estadão.