Uma pesquisa realizada Secretaria de Estado de Turismo (Setur-MA) mostra que 94% dos turistas brasileiros que visitaram o Maranhão, no primeiro semestre de 2023, pretendem retornar para conhecer outros lugares do estado.
Segundo o levantamento, a maior parte das viagens de turismo interno acontece nos meses de junho e julho, com uma média de permanência de 4 a 7 dias. A maior parte dos turistas (32,27%) se hospeda em hotéis, seguido de pousadas (30,22%), e 22,39% deles ficam na casa de amigos ou parentes.
Para os deslocamentos, os principais meios de transporte utilizados são carro, avião e ônibus. A maior parte da ocupação da rede hoteleira do estado é formada pelos próprios maranhenses, que viajam entre municípios em períodos específicos, como a temporada de férias, finais de semana e feriados.
Em seguida, de acordo com os entrevistados, os turistas que mais procuram o estado para lazer são de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais e Distrito Federal. O perfil dos turistas desta categoria é formado por pessoas, em sua maioria, casadas (46,31%), com idade média de 20 a 40 anos, com grau de escolaridade médio e superior.
Entre os brasileiros, a principal fonte de informação utilizada para organizar as viagens a lazer é a internet (50,48%). Em segundo lugar, parentes e amigos com 24,74%. Agências de viagens e guias turísticos totalizam 11,46%.
Perguntados se a viagem correspondeu às expectativas, 32,73% dos brasileiros que visitaram o polo dos lençóis maranhenses responderam sim. Já 36,84% dos visitantes que estiveram no polo São Luís avaliaram positivamente as estadias.
Turistas de outros países
De acordo com a Setur, a maior parte das viagens dos turistas internacionais acontece nos meses de abril, maio e junho. O tempo médio de permanência é de 7 a 10 dias, com preferência por hospedagem em hotéis.
Os turistas vêm, principalmente, da Europa, América e Ásia. O perfil deles é formado por visitantes, em sua maioria, casados (40%), com idades que se concentram entre 26 e 36 anos (33,06%) e 46 e 60 anos (25%), com curso superior (40,32%).
Assim como o público nacional, os sites de busca são a principal fonte de informação sobre atrativos, rede hoteleira e programação cultural entre os turistas internacionais. Já a principal fonte de informação e o meio pelo qual conheceram o destino são as redes sociais (60,48%), seguidas de TV (15,32%) e revistas (7,25%).
Perguntados sobre se a viagem correspondeu às expectativas, pelo menos oito em cada dez estrangeiros (81%), que visitaram o polo dos Lençóis Maranhenses, responderam sim. Enquanto 75% dos que estiveram no polo São Luís avaliaram positivamente suas estadias.
Fonte: G1 MA